on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Aulas e atividades para o primeiro dia do ensino médio

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

É muito importante começar bem o ano letivo em todas as séries, mas, no ensino médio isso, é especialmente importante. Os alunos precisam ir para casa depois do primeiro dia entendendo o básico sobre o comportamento que é esperado deles e sobre o conteúdo das matérias, e com a sensação de que a escola é um lugar acolhedor e estimulante. São muitas tarefas para um dia só, mas, com um pouco de planejamento, as crianças, os professores e os administradores escolares podem voltar para casa depois do primeiro dia animados pelo ano que está começando.

Começar bem o ano letivo é muito importante, especialmente no ensino médio (Creatas/Creatas/Getty Images)

Na escola

Os administradores escolares devem ficar visíveis no primeiro dia de aula, distribuindo sorrisos e apertos de mãos — e também dando olhares de advertência quando necessário. Andando pelos corredores e apresentando-se ao alunos que ele ainda não conhece, o administrador mostrará que ele está diretamente envolvido no cotidiano da escola.

Os administradores devem incentivar os alunos a interagirem fora da sala de aula, cumprimentando os colegas, respondendo a perguntas e ajudando os alunos novos, que às vezes podem ter problemas para se localizarem e encontrarem as salas.

As aulas podem ser mais curtas no primeiro dia, para que a readaptação seja mais fácil para professores e alunos. No tempo extra, os administradores podem planejar uma assembleia com toda a escola, mostrando, por exemplo, esquetes sobre as regras, uma palestra motivacional ou uma mensagem de boas-vindas feita pelos membros do conselho, anunciando as atividades planejadas para o ano.

Loading...

Nas salas de aula

Os professores devem se esforçar para dar o tom das aulas no primeiro dia. Uma matéria "pesada", que terá muitas aulas expositivas, deve ser assim no primeiro dia. Uma aula em que o aspecto mais importante é a interação entre os alunos deve ter interação desde o começo.

Os professores podem preparar um tipo de atividade que ofereça um panorama geral no primeiro dia. Por exemplo, o professor de história pode fazer uma lista de dez acontecimentos que os alunos vão estudar durante o semestre. Os alunos podem organizar esses itens de acordo com o interesse deles ou com o grau de dificuldade que eles acham que terão para estudá-los. Ao fim do semestre, eles podem organizar a lista novamente e compará-la com as expectativas que tinham no primeiro dia.

O dever de casa do primeiro dia deve dar aos alunos um "gostinho" do conteúdo da matéria. Por exemplo, o professor de literatura pode entregar a lista de livros que serão comentados nas aulas e pedir que os alunos escrevam um parágrafo sobre os que eles já leram da lista e os que parecem ser mais interessantes. O professor de química pode pedir para que os alunos escrevam uma lista do que eles já sabem sobre a matéria (os nomes dos elementos, as experiências que já fizeram, etc.).

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...