Mais
×

Aulas para ensinar o som das letras para as crianças pré-escolares

Atualizado em 13 junho, 2017

O jardim de infância é o primeiro ambiente de aprendizagem em sala de aula na vida de uma criança. Ele existe como uma ajuda para preparar os alunos para a pré-escola. Nesse ponto, as crianças começam a construir um conhecimento sobre as letras e o reconhecimento de sons. Algumas atividades que envolvem o alfabeto e o som das letras podem ser realizadas para desenvolver a leitura dos alunos do jardim de infância, e assim, dar uma vantagem a eles.

Ajude os seus alunos do jardim de infância a trabalharem com as letras e o reconhecimento de sons (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Livro com o alfabeto

Ajude as crianças a dominarem os sons das letras com um livro de recortes. Forneça um desses livros para cada aluno e dedique uma página para cada letra do alfabeto. A página "A" pode ser completada com desenhos, imagens e adesivos de coisas que comecem com a letra A, como anjos, árvores e aviões. Ajude as crianças a encontrar os materiais para recorte em revistas e jornais.

Bingo dos sons

O bingo dos sons é um jogo divertido e educacional para jogar com as crianças. Projete cartas de cartolina e traga canetas o suficiente para a aula. Inclua várias caixas diferentes, cada uma com um som de letra distinta. Cada cartão deverá conter uma seleção de letras com sons variados. Distribua-as para os alunos da sua sala de aula e, então, pronuncie vários sons de letras. Peça para que as crianças pintem o espaço contendo o som que você fez, desde que elas tenham a letra do som em seus cartões. O primeiro aluno que completar totalmente o cartão deverá gritar "bingo!".

Canção do alfabeto

Recitar o alfabeto uma ou duas vezes por dia é importante para os alunos do jardim de infância. Recitar em forma de uma canção é uma maneira divertida de fazer com que as crianças gravem o alfabeto. Coloque uma fita que mostre todas as letras em um local visível da sua sala de aula. Cante uma canção com as crianças incentive cada uma delas o usar a fita alfabética como um guia.

O mestre mandou

Jogue "o mestre mandou" com as crianças. Escolha um objeto e diga para os seus alunos o som da letra inicial dele. Se escolheu um livro, diga "o que eu quero começa com B". As crianças deverão procurar pela sala e dizer o que pode ser. Após algumas rodadas, escolha alguns alunos para encontrar objetos e dizer aos outros o som inicial desses materiais.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article