Educação e ciência

Aulas com as letras do alfabeto para os níveis iniciais

Escrito por carolyn scheidies | Traduzido por jessica lopes bonifacio
Aulas com as letras do alfabeto para os níveis iniciais

Crianças aprendem letras ao identificá-las com algo especial

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Aprender as letras do alfabeto precede o aprendizado da leitura. Crianças dos níveis iniciais podem ou não ter uma ideia de como as letras são quando começam a escola, mas você pode criar aulas divertidas e ajudá-los a reconhecê-las e associar as letras do alfabeto com pessoas ou coisas positivas em suas vidas. Crianças dos níveis de alfabetização se sentem realizadas quando reconhecem as letras do alfabeto.

Outras pessoas estão lendo

Pique-esconde

Esconda as letras do alfabeto em imagens. A letra A pode se esconder atrás de uma acerola. A letra B pode ficar próxima de um bebê. Um cachorro pode ficar latindo para a letra C. Um D grande pode estar ao redor de um dado. As crianças vão aprender as letras ao encontrá-las escondidas nas imagens. Oculte letras maiores ao redor da sala de aula. Começando com a letra A, faça as crianças procurarem no sentido horário ao redor da sala até encontrar cada letra. Depois faça-as olharem em revistas para encontrar as diferentes letras do alfabeto enquanto você fala cada uma. Dê uma letra a cada grupo e faça-os procurarem por elas em revistas, artigos, jornais e livros que estiverem na sala.

Coisas favoritas

Trabalhe com os alunos para chegar a uma coisa ou pessoa favorita para cada letra do alfabeto. A pode representar a tia Ana, B pode representar a boneca Barbie e H pode representar um helicóptero. Peça às famílias para fornecer imagens de pessoas, animais e lugares, como a casa, que façam parte das coisas favoritas de seus filhos. Use as imagens recebidas e ilustrações baixadas da internet para criar um livrinho de alfabeto para cada criança. Começando com a letra A, faça cada criança colar suas coisas favoritas no seu livrinho. Se as fotos não forem disponibilizadas pelas famílias, peça para as crianças desenharem imagens para usar. Os livrinhos do alfabeto pessoais irão ajudá-los a associar letras do alfabeto com algo ou alguém especial.

Apontando

Leve as crianças em uma caminhada pela sala, o parquinho da escola ou a um parque. Aponte para itens diferentes, como um livro, uma planta, o céu e pergunte: "Com que letra começa isso?" Para ajudar as crianças a entender a ordem do alfabeto, aponte para os itens em ordem alfabética. Faça o jogo ao inverso quando for voltar para a sala. Na caminhada pergunte: "Você pode apontar algo que começa com a letra A?" E vá seguindo o alfabeto enquanto eles encontram itens que começam com a letra que você falou.

Jogo do alfabeto

Utilize blocos de madeira com letras sobre eles. Peça às crianças para colocar os blocos em ordem alfabética. Crie conjuntos de letras do alfabeto. Divida os alunos em equipes. Dê a cada equipe um conjunto de letras que estejam misturadas e em uma pilha. As equipes devem encontrar as letras diferentes e colocá-las em ordem.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media