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Aulas sobre fato e opinião para ensino fundamental

Opiniões são verdadeiras para quem falou ou escreveu a informação. Fatos são verdade, independente do ouvinte ou leitor aceitar ou não. A diferença básica é um desafio para os alunos, mas você pode utilizar alguns jogos e exercícios divertidos que demonstram esses conceitos.

Envolver os alunos nas aulas ajuda na sua compreensão das informações (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Jogos

Escreva fatos e opiniões em sentenças em pequenas tiras de papel. Dobre-as e distribua aos alunos. Desenhe duas colunas no quadro, uma para cada categoria. Divida a turma em dois grupos. Peça para cada pessoa ir ao quadro e escrever a sentença na coluna adequada. Dê dois pontos para cada acerto. Em seguida, dê a chance para a outra equipe ganhar um ponto afirmando se as informações foram identificadas corretamente.

Demonstração

Escreva uma série de questões, cada qual pedindo uma resposta factual ou opinativa. Você pode perguntar "Qual é o melhor sabor de sorvete?" ou "Quantos alunos há nesta turma?". Peça para cada um tirar um papel. Faça suas perguntas e diga para escreverem suas respostas em uma folha. Quando terminar, peça para responderem a uma pergunta de opinião. Quando tiver algumas respostas, pergunte à turma qual delas é correta. Mostre que não existe verdade para as opiniões. Em seguida, peça para responderem as questões sobre fatos e, novamente, pergunte o que está correto. Se houver discordâncias, mostre que fatos podem ser verificados.

Observação

Você pode ensinar a diferença entre fato e opinião fazendo os alunos escreverem por conta própria. Leve algumas guloseimas para a sala de aula, como chicletes, biscoitos ou pizza. Peça para os alunos pegarem uma folha de papel e desenharem duas colunas, enquanto você distribui as delícias. Diga para escreverem três fatos e três opiniões sobre as comidas. Você pode exemplificar dizendo "O meu fato é de que a pizza é redonda e a minha opinião é de que está quente demais para ser comida". Deixe-os se divertirem no exercício.

Experiências

Uma aula de ciências é excelente para estender seus ensinamentos sobre fatos e opiniões. Diga para os alunos fazerem uma série de observações sobre um experimento. Você pode utilizar a combinação de fermento e vinagre, por exemplo, e pedir para eles analisarem a cor de cada ingrediente antes de misturá-los e a textura e a reação ao combiná-los. Peça para os alunos escreverem suas observações. Em seguida, diga para escreverem as suas opiniões sobre o experimento.

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