×
Loading ...

Aulas sobre vulcões para os alunos da pré-escola

Atualizado em 23 março, 2017

Os vulcões são um assunto fascinante para pessoas de qualquer idade, principalmente para os interessados ​​na criação e reformação das zonas de terra. Ensinar sobre as ciências da Terra pode começar em um quintal com pedras, insetos e plantas, mas caso não haja um vulcão perto de você, fotos e filmes podem ajudar. Ajudar os alunos da pré-escola a aprenderem sobre o seu mundo pode ser um trabalho gratificante. Quer o ensino seja feito em casa ou em uma sala de aula, mantenha a simplicidade, mas não subestime a inteligência ou capacidade dos pequenos de entender o que você acha que pode ser um processo complexo.

Os vulcões adormecidos são um bom ponto de partida para os alunos da pré-escola (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

O "V" invertido

Reúna alguns itens de artesanato como cartolina, gizes de cera, tesouras sem ponta e uma régua. Faça um molde de "V" para ser cortado por você ou simplesmente deixe as crianças traçarem ou desenharem. Use as aulas de letras como uma base, com vulcão sendo um exemplo de palavras que comecem com "v". Cada criança pode criar o seu próprio "V". Em seguida, vire a cartolina ou o recorte de cabeça para baixo para discutir que os vulcões são montanhas. Mostre algumas fotos de tipos de vulcões como exemplos.

Loading...
O "V" é para vulcão (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)

Pedras

Leve uma variedade de exemplos de pedras vulcânicas. Pedaços de pedra-pomes, obsidiana e basalto de diferentes tamanhos podem ser exibidos. Fale sobre como essas rochas foram uma vez fundidas e depois resfriadas e endurecidas. Se elas não tiverem bordas afiadas (especialmente a última), deixe as crianças olharem mais de perto e até mesmo segurá-las. Uma lupa pode ser útil para uma análise mais aprofundada. Pegue uma grande bacia de água e deixe as crianças verem o que acontece quando se coloca as várias pedras dentro dela – normalmente, a pedra-pomes flutua.

Vulcanologia

A lava macia e encordoada pahoehoe é muito diferente da áspera e espessa escoriácea. Diferentes vulcões em diferentes partes do mundo podem expelir nuvens de cinzas. Ensine sobre como a pressão se acumula e a lava é projetada para cima e para fora do topo dos vulcões. Para imitar isso, as crianças podem adicionar linhas coloridas subindo para o topo das suas formas de "V" invertidas. Fale sobre como a lava é quente, o alto chiado que ela faz quando se encontra com um oceano ou uma massa de água e como os vulcões têm contribuído para a geografia do planeta.

A lava encordoada flui suavemente e cria interessantes formas quando esfria (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Foco na criação

Ao invés de assustar as crianças pequenas com conceitos acerca dos elementos destrutivos dos vulcões, concentre-se nos aspectos positivos e criativos. Algumas ideias para incluir são como as plantas voltam a crescer rapidamente ou como novas terras são adicionadas. As crianças podem ver fotos de vulcões e pensar em "explosões", portanto, em vez disso, ajude-as a pensar em "erupção" e como a lava "escorre". Deixe os pequenos fazerem vulcões de massinha de modelar que entram em erupção de forma segura.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...