Aulas de vogais para o jardim de infância

Escrito por victoria thompson | Traduzido por isabel ferreira
Aulas de vogais para o jardim de infância
Crie aulas interessantes para ensinar vogais aos alunos do jardim de infância (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)

Ensinar vogais e sons é um componente importante de instrução de leitura. Os alunos do jardim de infância devem entender consoantes e vogais antes de mudarem para estratégias mais complexas de leitura. Torne o aprendizado memorável criando atividades interativas para engajar os alunos enquanto ensina.

Cartões de vogais

Use cartões de vogais para uma atividade de estudo. Escreva cada vogal em um cartão com canetinha escura. Segure o cartão e peça aos alunos para dizerem a letra ou seu som durante a próxima rodada. Usar cartões estimula o ensino visual e permite que os alunos associem o som à letra para aprenderem mais rapidamente.

Circule a vogal

Escreva no quadro três palavras comuns que os alunos tenham estudado. Circule a vogal na primeira palavra para demonstrar o que os alunos devem fazer. Em seguida, eles circulam as vogais nas próximas duas palavras e reproduzem o som da letra.

Músicas de vogais

Os alunos do jardim de infância aprendem as habilidades de leitura através de repetição e modelos. Use músicas para encorajar a repetição. Use a músicas "Vogais" da dupla de palhaços Patati e Patatá. Os versos introduzem os alunos ao ensino das letras.

Jogo longo ou curto

Os alunos melhoram sua consciência fonológica ouvindo os sons das vogais. Ensine a eles a diferença entre som aberto e fechado. Diga uma palavra como "ré". Os alunos devem ficar em pé se o som for aberto e sentados se for fechado. Nesse caso, a palavra tem um som aberto, então os alunos devem ficar em pé.

Jogo de cereal ou macarrão de letrinhas

Crie uma atividade de classificação usando cereal ou macarrão de letrinhas. Escreva as vogais em uma folha de papel. Despeje um pouco de cereal ou macarrão e peça aos alunos para localizarem cada vogal e colocarem sob cada letra. Eles devem encontrar o máximo de vogais possível e, em seguida, comerem o cereal como recompensa.