×
Loading ...

Como aumentar a amperagem

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A lei de Ohm define a relação entre voltagem, amperagem e resistência em um circuito elétrico. Essas três propriedades estão sempre interligadas -- qualquer mudança em uma delas afeta diretamente as outras duas. A voltagem (V) é a medida da amperagem (I) multiplicada pela quantidade ou nível de resistência (R). Essas três variáveis estão relacionadas matematicamente segundo a seguinte equação, conhecida como lei de Ohm: V = IR. Portanto, para aumentar a amperagem, pode-se recorrer a dois métodos distintos.

Instruções

A amperagem do circuito depende da voltagem e resistência (electricity image by Mat Hayward from Fotolia.com)
  1. Como a voltagem é igual à amperagem multiplicada pela resistência do circuito, caso a voltagem continue constante e a resistência diminua, a amperagem irá necessariamente aumentar. A resistência do circuito elétrico pode ser reduzida pelo aumento do tamanho dos condutores, ou seja, usando fios de cobre de diâmetro maior.

    Loading...
  2. Caso o circuito elétrico contenha chips IC chamados resistores, a resistência também pode ser diminuída usando um resistor de menor nível; mudando um de 4 ohms para um de 2 ohms, por exemplo. Em um circuito, diminuir a resistência pela metade e deixar a voltagem constante irá dobrar a amperagem.

  3. Caso a resistência do circuito continue a mesma, a amperagem pode ser aumentada pelo aumento da voltagem. Se compararmos o circuito elétrico com um cano com água, a voltagem representa a pressão da água, a resistência representa o diâmetro do cano e a amperagem a quantidade de água fluindo por intervalo de tempo. Caso o cano continue o mesmo e a pressão da água dobre, a quantidade de água fluindo pelo cano também irá aumentar.

Loading...

O que você precisa

  • Circuito elétrico
  • Fonte de energia variável e controlável
  • Condutores elétricos (fios) de vários tamanhos

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...