on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como aumentar as casas decimais no MATLAB

Atualizado em 20 julho, 2017

O MATLAB é um software de computação técnica usado em campos da ciência e da engenharia para processar e analisar dados. Os dados contidos em arrays (arranjos unidimensionais) e matrizes são usados como entradas para arquivos "m", que contêm algoritmos complexos, para processá-los em lote. A exatidão, o tempo de processamento e o uso de memória dependem da precisão dos números usados no processo de análise. Uma precisão maior leva a cálculos mais exatos, pois se usam mais casas decimais para descrever os dados. Ao diminui-la, no entanto, os números são arredondados para quatro casas decimais, o que diminui a quantidade de números armazenados na memória. A escolha depende da exatidão requerida nos cálculos, da quantidade de passos de processamento e da tolerância usada na coleta de dados.

Instruções

Ao aumentar a quantidade de casas decimais, aumenta a exatidão nos cálculos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Limpe todas as variáveis na área de trabalho (workspace) digitando "clear all" na janela de comandos de MATLAB.

    Loading...
  2. Crie um número que contenha uma quantidade infinita de decimais. Por exemplo, digite "x=pi()" na janela de comandos. MATLAB mostrará a saída "x=3.1416".

  3. Aumente a quantidade de casas decimais da saída digitando "format long". Isto aumenta a precisão para 15 decimais. Se você digitar agora "x=pi()", verá como saída "x=3.141592653589793".

  4. Digite "format short" e novamente "x=pi()". Este comando estabelece a quantidade de casas decimais em 4. Portanto, a saída em MATLAB será "x=3.1416".

Loading...

Dicas

  • A configuração padrão em MATLAB é "format short". Digite "format long" na janela de comandos para estabelecer este formato, que se manterá até encerrar a sessão.

Referências

Loading ...
Loading ...