Como aumentar os níveis de estamina

Escrito por ehow contributor | Traduzido por ana carolina
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Como aumentar os níveis de estamina
Como aumentar seus níveis de estamina (Visage/Stockbyte/Getty Images)

O corpo humano pode se acostumar com um estilo de vida sedentário ou inativo. Baixos níveis de energia podem afetar suas performances física e mental. Aumentar seus níveis de estamina é aumentar sua força e construir massa muscular. Trata-se da energia produzida de uma atividade. As dicas seguintes vão lhe ajudar a aumentar seus níveis de estamina e aproveitar melhor um estilo de vida mais saudável.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Defina objetivos. Você quer aumentar sua energia, conseguir massa muscular ou aumentar sua força e resistência?

  2. 2

    Desenvolva um plano de treino que seja atingível e sensato. Para aumentar a estamina, você tem que começar devagar e gradualmente alcançar o nível que realmente quer.

  3. 3

    Comece o seu treino caminhando. Caminhar pode melhorar a eficiência do seu coração e pulmões, aumentar seus níveis energéticos, fortalecer seus músculos inferiores e ajudar a ter uma boa noite de sono.

  4. 4

    Você pode incrementar sua caminhada correndo, se quiser. Algumas pessoas não conseguem correr, já que é mais difícil para os joelhos e as juntas.

  5. 5

    Tente andar de bicicleta. É importante encontrar uma forma de se exercitar de que você goste. Se gostar do que está fazendo, você aumenta suas chances de sucesso.

  6. 6

    Também tente a natação, já que ela pode lhe surpreender como forma de exercício. É uma maneira de se exercitar de baixo impacto. Ela tonifica o corpo todo, além de ser um exercício cardiovascular.

  7. 7

    Vá além dos seus limites. Assim que você começar uma atividade, notará que, com o tempo, será mais fácil, e você se sentirá mais saudável, mental e fisicamente. Isso é importante no aumento dos níveis de estamina.

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    Caminhe por distâncias mais longas ou num terreno mais difícil, ande de bicicleta por um quilômetro a mais do que na semana anterior, nade por mais uns metros ou aumente o peso ou o número de repetições no seu treino. Seja qual for o exercício, continue a ultrapassar seus limites. Você verá e sentirá os resultados.

Dicas & Advertências

  • Escreva seus objetivos e seu plano. Então escreva como você melhorou, assim verá as mudanças pelas quais passou. Divida seus planos com alguém que tenha os mesmos objetivos que você. Ter um parceiro motivará os dois lados, encorajando e apoiando. Vá a uma loja ou departamento de esportes. Assegure-se de ter o equipamento correto e as roupas de que você precisa antes de começar seus treinos.
  • Você deve ser saudável no geral antes de começar uma rotina de exercícios. Algumas vezes, as coisas pioram antes de melhorar, mas não desista. Se você não está acostumado a uma rotina de exercícios, ficará cansado e com dores, mas isso passa conforme você condiciona seu corpo. Vá devagar. Você quer ir além dos seus limites, mas sem se machucar.

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