×
Loading ...

Como aumentar a potência utilizando dois inversores de frequência

Atualizado em 21 março, 2017

Se você estiver usando uma fonte de energia portátil ou um sistema de energia renovável (RE), você provavelmente estará usando um inversor de frequência para converter o sinal elétrico da fonte de alimentação de corrente contínua para corrente alternada. Este é um passo necessário para alimentar a maioria dos aparelhos elétricos, que normalmente funcionam com tensão AC de 110 ou 220V. Inversores de frequência devem ficar localizados próximos da fonte de alimentação.

Instruções

Os painéis solares podem ser ligados a um banco de bateria de reserva, o qual por sua vez está ligado a um conversor de frequência e utilizados em aparelhos (Solar Panel image by kuhar from Fotolia.com)
  1. Consulte o fabricante de seus inversores de frequência para se certificar de que eles podem ser colocados em uma configuração paralela. Alguns aparelhos não são capazes de serem usados dessa maneira. Use dois inversores de frequência idênticos no seu sistema, o que vai garantir o seu bom funcionamento e a capacidade de serem associados. Note que associar os inversores dessa maneira duplica a capacidade que eles conseguem drenar das baterias. Ele também tem o potencial de diminuir as horas de corrente do banco da bateria pela metade.

    Loading...
  2. Conecte os terminais de entrada dos primeiros conversores no banco de baterias. Cada inversor pode ter suas próprias condições de ligação e fiação específicas, que devem ser ditadas especificamente pelo fabricante. Os cabos de entrada devem ser tão curtos quanto possível. Isto vai exigir que os conversores sejam armazenados próximos à fonte de energia. O tamanho dos fios ao inversor também devem ser determinado pelas especificações da fonte de alimentação, quer em termos de a tensão do sistema, quer em termos da corrente máxima que os fios conduzirão. Existem vários gráficos de dimensionamento de cabos/fios e calculadoras de dimensionamento online.

  3. Ligue o segundo inversor (também chamado de inversor servo) no primeiro (também chamado de inversor mestre). A entrada positiva do inversor servo deve ser ligada à saída positiva do inversor mestre. Repita o mesmo processo para a entrada negativa do inversor servo e a saída negativa do inversor mestre.

  4. Conecte uma extensão ao seu inversor mestre. A extensão deve ser avaliada para conseguir lidar com a tensão e a corrente do seu sistema. Em alternativa, ligue a saída dos inversores diretamente no seu quadro de disjuntores.

Loading...

Dicas

  • Você também pode precisar de instalar um controlador de conversor em determinados modelos.
  • Certifique-se de seguir as instruções explicitadas pelo fabricante do inversor para todas as conexões entre as duas unidades, bem como a fonte de energia.
  • Associar dois inversores de frequência em série dobra a tensão de seu sistema RE ou da fonte de alimentação.

Aviso

  • Associar dois inversores de marcas ou capacidades incompatíveis pode levar a um curto-circuito ou, na pior das hipóteses, um incêndio.

O que você precisa

  • Bateria de ciclo profundo
  • Fios ou cabos de inversor de frequência (dimensionado para seu sistema)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...