Como aumentar a pressão do motor 1.8T

Escrito por richard rowe | Traduzido por mariana de mello andré scarani
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Como aumentar a pressão do motor 1.8T
Com as ferramentas adequadas, a substituição da válvula é simples (Comstock/Comstock/Getty Images)

O motor turbo 1.8T de quatro cilindros da Volkswagen é considerado equivalente ao lendário Mitsubishi 4G63, e com razão. Ele possui bloco e conjunto giratório extremamente fortes, e consegue fazer gerar mais de 1000 cv, com combustível de competição, e sua facilidade de modificação é rivalizada por poucos modelos nos dias de hoje. Uma forma de aumentar a pressão do motor 1.8T é substituir a válvula N75, que fica entre a exaustão de gases da turbina e a linha do sensor de pressão, e usa os dados da central de injeção para restringir a pressão do turbo. A peça para substituição vem da própria VW, e é uma válvula original N75J, feita para o Audi TT 225 do mesmo ano.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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O que você precisa?

  • Conjunto de controle manual da pressão
  • Válvula N75J, original do Audi TT 225
  • Conjunto completo de chaves de boca e soquete
  • Alicates de trava
  • 3 presilhas para mangueira de 9,5 mm
  • Chave de fenda
  • Cortador de fios
  • Linha de vácuo

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Instruções

  1. 1

    Remova o tubo de pressão original que vai da turbina ao intercooler, soltando as presilhas que a prendem ao conector de silicone da parte superior do motor. Deslize o tubo para fora do conector e deixe-o de lado, para facilitar seu acesso à N75.

  2. 2

    Identifique a N75. A válvula possui uma conexão de três vias em sua parte inferior, que possui um joelho de borracha de 90º e linha de vácuo corrugada conectada a um lado, e uma linha angulada de borracha moldada presa com uma abraçadeira, do outro lado. A linha corrugada é presa ao tubo plástico de admissão, logo antes da parte flexível. Gire a N75 para expor sua parte superior redonda e o chicote que fica ligado nela. Solte o chicote.

  3. 3

    Segure e remova a presilha da mangueira da parte inferior da N75, onde a seção curta do tubo se conecta à admissão. Puxe a válvula para soltá-la. Corte as presilhas não-reutilizáveis das duas linhas de borracha, usando um cortador de fios ou uma ferramenta giratória, com cuidado para não danificar as mangueiras.

  4. 4

    Instale a nova válvula N75J, na mesma posição da N75, com a maior das conexões laterais virada para o tubo de admissão. Use presilhas novas para substituir as não-reutilizáveis das mangueiras. Reconecte-as, segure a primeira presilha com um alicate para soltar sua pressão, e encaixe a última conexão nela.

  5. 5

    Deslize o tubo do intercooler novamente para dentro do conector de borracha, e aperte a presilha de mangueira. Reconecte o chicote em sua nova válvula N75J.

Dicas & Advertências

  • A única coisa que impede esta melhoria de ser uma verdadeira substituição de peças originais é que o chicote se liga a um lado do N75 e ao outro lado do N75J. O chicote original é suficiente, mas assegure-se de que o conector maior do N75J esteja virado para o tubo de admissão.
  • A N75J não só fornece mais 0,9 kg de pressão de turbo (cerca de 25 cv neste motor) em relação à N75, mas seu projeto mais sofisticado ajuda a reduzir o risco de reversão do compressor, e ajuda o motor a rodar de forma mais suave sob pressão.

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