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Como aumentar a resistência cardiorrespiratória

Atualizada February 21, 2017

O sistema cardiorrespiratório é responsável por transportar oxigênio pelo corpo, limpando as impurezas e carregando os nutrientes vitais para os órgãos. Com o aumento da resistência cardiorrespiratória, a capacidade do coração de fornecer oxigênio para o restante do corpo é fortalecida. Além disso, os pulmões e os músculos também são favorecidos.

Instruções

Exercícios aeróbicos são a chave para a saúde cardiovascular (Photo, curtesy of Stock.xchng)
  1. Faça exercícios aeróbicos pelo menos três vezes na semana. Procure manter a frequência cardíaca por aproximadamente vinte minutos.

  2. Descubra sua frequência cardíaca subtraindo sua idade de 220, em seguida, divida esse número pela metade. Esse é o alvo mínimo de sua frequência cardíaca. Depois, pegue o número subtraído e multiplique por 0,75 para determinar o alvo máximo.

  3. Obtenha a frequência cardíaca durante o exercício aeróbico, colocando seus dedos em frente à sua garganta, no lado externo do pomo-de-adão.

  4. Determine seu consumo máximo de oxigênio (VO2 máx), quando estiver tentando aumentar a resistência cardiorrespiratória. Calcule-o registrando a distância da corrida e o tempo necessário para completá-la. O VO2 máx revela sua saúde cardiovascular. (Veja em "Recursos").

  5. Aumente suas sessões de natação. Por ser um exercício aeróbico livre de impactos, a natação fortalece sua resistência cardiorrespiratória sem o risco de lesões nas juntas.

  6. Controle a gordura corporal aumentando sua resistência cardiorrespiratória. Além de você gastar mais energia diariamente, sua taxa metabólica irá aumentar, produzindo maior eficácia na queima de gordura.

  7. Complemente sua dieta com alimentos ricos em antioxidantes, melhorando sua saúde cardiorrespiratória ao reduzir os radicais livres da corrente sanguínea.

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