Mais
×

Como aumentar a sensibilidade do teste de PSA

Atualizado em 17 abril, 2017

PSA é a sigla para antígeno prostático específico e é um teste utilizado para determinar se um paciente está com câncer de próstata. Uma elevação do PSA pode ser causada por outros fatores, mas o câncer de próstata é a causa mais grave e deve ser descartada se o PSA estiver elevado. Nesse caso, uma biópsia da próstata pode ser a melhor conduta.

Instruções

PSA é a sigla para antígeno prostático benigno (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)
  1. Converse com seu médico para saber se sua idade está sendo considerada. O PSA pode aumentar naturalmente com a idade, no entanto, nem todos os médicos levam isso em conta. Se você for jovem, o teste tende a ser mais preciso, pois o PSA não fica naturalmente elevado.

  2. Abstenha-se de sexo ou ejaculação por ao menos dois dias antes do teste.

  3. Evite estimular sua próstata por dois dias. A massagem da próstata ocorrida no sexo anal ou até mesmo andando de bicicleta, pode estimular a próstata e aumentar os níveis de PSA.

  4. Considere adiar o teste se você tiver feito uma biópsia da próstata nas últimas quatro semanas. Os níveis de PSA podem permanecer maiores que a média por um longo período após a biópsia.

  5. Evite o uso de analgésicos durante algumas semanas antes de realizar o teste de PSA, incluindo medicamentos que são vendidos sobre o balcão. Além disso, fale com o seu médico sobre quaisquer medicamentos ou ervas que você esteja tomando. Alguns medicamentos podem falsamente reduzir seus níveis de PSA.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article