Como aumentar sua impulsão

Escrito por ellen ciurczak | Traduzido por ricardo schweitzer
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Como aumentar sua impulsão
A impulsão é importante em diversos esportes, como o basquete (Anita La Bonita: Flickr Creative Commons)

A impulsão traz vantagens significativas para atletas de diversos esportes, como basquete, futebol, futebol americano, vôlei e beisebol, e pode ser a diferença entre a vitória e a derrota. Não importa se o seu objetivo é ser atleta profissional ou apenas melhorar sua performance de fim de semana, melhorar sua impulsão pode fazer a diferença no resultado da partida.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Tênis esportivo de qualidade
  • Pesos
  • Caixas de madeira de várias elevações
  • Corda para pular

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Instruções

    Como pular mais alto

  1. 1

    Aumente a flexibilidade do seu tendão de aquiles, coxas, quadríceps, panturrilha e flexores do quadril.

    Faça exercícios dinâmicos para aquecimento, em vez de alongamento estático.

    Faça exercícios para fortalecer o tornozelo. Apoie-se na ponta dos dedos dos pés e dê pequenos pulos com o joelho levemente flexionado até atravessar uma distância aproximada de 10 metros, retornando ao ponto inicial com uma leve corrida. Pratique corrida com joelho elevado. Corra elevando seus joelhos acima da cintura a cada passo, percorrendo uma distância aproximada de 20 metros, retornando ao ponto inicial com uma leve corrida.

    Corra com o tornozelo elevado. Eleve seus tornozelos ao correr para que eles atinjam suas nádegas e percorra uma distância aproximada de 20 metros e retorne ao ponto inicial com uma corrida leve.

  2. 2

    Aumente a força de seu quadril fazendo um treino de pesos de uma hora, duas a três vezes por semana. Faça sessões com entre seis e 15 repetições, dependendo de seu preparo físico. Mantenha a sessão cansativa, mas não force demais a musculatura para prevenir lesões. Concentre-se em exercícios que trabalham o quadril e as pernas, mas não esqueça de trabalhar os membros superiores para que você desenvolva a musculatura do corpo inteiro proporcionalmente.

  3. 3

    Pratique pular o mais alto possível.

    Pule a partir de uma posição de agachamento. Pule sobre caixas de madeira de diversas alturas, lembrando de descer com cuidado para não causar impacto desnecessário nas articulações. Pratique a distância de seus pulos, sem se concentrar na altura. Incorpore pular corda a sua rotina de treinos.

  4. 4

    Fortaleça o seu centro. Seu abdômen, a parte inferior das costas e os flexores do quadril influenciam na sua impulsão. Fortaleça essa região com sessões de abdominais.

    Deite mantendo suas costas retas e use os músculos abdominais para retirar os ombros do chão. Faça dez minutos pela manhã e dez minutos à noite.

Dicas & Advertências

  • Use tênis esportivos de qualidade ao malhar e fazer exercícios para a impulsão, pois você precisa de um bom apoio.
  • Não faça exercícios para impulsão mais do que cinco dias por semana, pois isso irá causar muito desgaste aos seus músculos e articulações e pode causar a sua desistência em uma ou duas semanas. A ideia é manter a rotina consistente por meses ou até anos.

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