Como aumentar a velocidade das mãos para tocar bateria

Escrito por jim hagerty | Traduzido por jenifer trevisan
Como aumentar a velocidade das mãos para tocar bateria
Conseguir velocidade nas mãos é simples (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Se você é um baterista, é importante usar ambas as mãos e uma velocidade apropriada é crucial. Um músico deve ser capaz de usá-las interdependentemente para criar sons específicos. É comum para eles terem dificuldade com uma das mãos. Os bateristas destros têm dificuldades com técnicas específicas que envolvem a mão esquerda, enquanto os canhotos têm problemas com suas mãos direitas. Superar esses obstáculos é muito fácil; tudo o que você precisa é treinamento de velocidade e prática. Mesmo pessoas que tocam profissionalmente por mais de 30 anos ainda precisam trabalhar na velocidade.

Instruções

  1. 1

    Tenha seu equipamento de treinamento à mão. Para aumentar a velocidade nas suas mãos, você precisa de um par de baquetas, um pad de prática e um travesseiro. Sente atrás da sua bateria e toque como você normalmente faz quando pratica. Seja honesto consigo mesmo em relação ao que você tem dificuldade. Se você tem problemas em uma área particular, comece uma rotina de trabalho nos seus pontos fracos. A lentidão é um problema comum para bateristas. Alguns sabem exatamente o que têm que tocar, mas as limitações físicas evitam que o façam como devem. Um músico lento quase sempre irá estragar a performance da banda inteira ou orquestra.

  2. 2

    Aqueça-se e em seguida, use seu pad de prática. A maioria dos pads são baratos e encaixam em um suporte para tambor. Se você não tem um pad, tempo ou dinheiro para obtê-lo, um livro de capa dura servirá. Ao invés de um suporte, o livro pode ser colocado em uma escrivaninha ou mesa. Comece a tocar no seu pad. Preste atenção nas pontas das baquetas ao bater no pad ou livro. Lembre-se que isso envolve dinâmica e punhos fortes. Os melhores bateristas do mundo sabem como criar notas controlando a vivacidade das baquetas enquanto tocam. Toque um pouco e pare. Se você estiver com dificuldades para tocar com sua mão esquerda, toque notas simples com sua baqueta nessa mão. Repita essas notas devagar, gradualmente aumentado a velocidade. Então toque algumas notas com sua mão direita também. Alterne as notas: esquerda-direita-esquerda-direita e gradualmente aumente a velocidade. Conforme ganhar velocidade, continue por dois minutos e descanse por 15 segundos. Repita o exercício cinco vezes.

  3. 3

    Coloque um travesseiro em cima do seu pad ou livro e faça o mesmo exercício que você fez com o pad. Você notará que as pontas das baquetas não terão a mesma vivacidade de quando estava tocando apenas no seu pad. Seus pulsos e braços farão a maior parte do trabalho. Ao fazer esse exercício, você ganhará força nos braços e pulsos, além de estar treinando as suas mãos para seguir os comandos do seu cérebro. Talvez você sinta fadiga quando estiver praticando com o travesseiro, mas trabalhe nisso e repita o exercício cinco vezes.

  4. 4

    Toque bateria! Depois de uma pausa de um minuto, vá até sua bateria e comece sua rotina normal. Você sentirá uma pequena diferença depois de ter feito os exercícios para velocidade. Sua bateria obviamente será maior do que o travesseiro e mais ruidosa. Entretanto, é provável que seu pad seja um pouco mais ruidoso do que sua bateria. Isso pode causar um pouco de confusão e desconforto no começo e talvez afete seu timing, entretanto, se usar um metrônomo, o que todos os bateristas deveriam fazer, você se manterá no ritmo. Aí está: um jeito simples de aumentar a velocidade de suas mãos. Treinar com o travesseiro lhe dará a resistência que precisa para trabalhar suas fraquezas.

Dicas & Advertências

  • Sempre faça alongamentos antes e depois de tocar. Comece cada sessão de prática com uma série de alongamentos da mesma forma que você iria se estivesse se preparando para participar de um evento esportivo. Preste muita atenção aos alongamentos dos pulsos e mantenha-os alongados o tempo todo. Os bateristas que não protegem suas mãos podem ser suscetíveis à síndrome do túnel do carpo e outros problemas nos pulsos.

O que você precisa?

  • Baquetas
  • Travesseiro
  • Suporte para tambor
  • Livro de capa dura ou pad eletrônico
  • Metrônomo

Lista completaMinimizar

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível