×
Loading ...

Como aumentar a velocidade de uma ventoinha de CPU em um laptop Lenovo

Atualizado em 17 abril, 2017

Os laptops Lenovo, e de outras marcas, são propensos a superaquecimento devido à sua arquitetura limitada. Ao executar muitos programas no laptop, a CPU fica muito quente, o que pode fazer com que o laptop desligue. Alguns modelos mais recentes possuem o controle ajustável da ventoinha, o que significa que a velocidade da ventoinha da CPU varia diretamente conforme a temperatura da CPU. No entanto, se você quer manter sua velocidade em 100% o tempo todo, é possível fazê-lo alterando as configurações da BIOS.

Instruções

Alguns laptops Lenovo possuem um controle de velocidade da ventoinha do processador (CPU) (Ethan Miller/Getty Images News/Getty Images)
  1. Baixe a atualização mais recente da BIOS para o seu laptop e instale-a (veja o link em Referências abaixo). Desligue o computador.

    Loading...
  2. Ligue seu laptop Lenovo. Assim que a tela de inicialização aparecer (tela que lista as peças em seu laptop e está em preto e branco), segure a tecla "Delete" para entrar nas configurações da BIOS.

  3. Selecione "System Monitor" (Monitor do sistema) no menu principal da BIOS. Agora, acesse o "Fan Control" (Controlador da ventoinha) e depois escolha "CPU Fan Speed Control" (Controlador da velocidade da ventoinha da CPU).

  4. Se o controle está em "automatic" (automático), mude para "manual". Digite o percentual que você gostaria que a ventoinha da CPU operasse (100 seria 100%).

  5. Clique em "F10" no canto superior direito do teclado e reinicie o laptop. Após ele ser reiniciado, a ventoinha da CPU estará notavelmente com um barulho mais alto.

Loading...

Dicas

  • Compre um suporte de resfriamento para reduzir ainda mais a temperatura em seu laptop.
  • Alguns modelos de notebooks da Lenovo, como os netbooks (telas de 10 polegadas), têm placas-mãe bloqueadas e, assim, não permitem que você altere a velocidade da ventoinha da CPU.

O que você precisa

  • Última atualização da BIOS Lenovo para o seu modelo de laptop (ver Referências)

Referências

Loading ...
Loading ...