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Como aumentar vendas no varejo

Escrito por paul merchant | Traduzido por elia regina previato
Como aumentar vendas no varejo

Cada tipo de atividade possui diferentes indicadores-chave de desempenho

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

KPI (key performance indicator) é um acrônimo para os indicadores-chave de desempenho, que são medições utilizadas para monitorar e controlar o desempenho de uma atividade ao longo do tempo. Eles são específicos para negócios, diferindo de acordo à natureza da atividade. Por exemplo, os KPI para um restaurante serão diferente dos KPI de uma loja de produtos de confeitaria. Esses indicadores devem ser mensuráveis ​​ou quantificáveis ​​em termos de números ou porcentagens — por exemplo, vendas médias por vendedor ou reclamações de clientes por mês.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Identifique o principal indicador de desempenho para o seu negócio de varejo. Considere os fatores-chave que o mantêm com uma uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes. Esses índices devem estar diretamente relacionados com as metas e objetivos do negócio, e os principais indicadores de desempenho para as empresas de varejo são: eficiência de vendas, atendimento ao cliente, giro de estoques e ciclo da cadeia de fornecedores.

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    Analise cada um dos indicadores chave de desempenho que você identificou como sendo fundamentais para o seu negócio de varejo e meça o desempenho deles. Analise vendas diárias, por vendedor e por valor da transação para medir a sua eficiência. Realize pesquisas e identifique o número de reclamações de clientes por dia para determinar os seus níveis de satisfação. Analise o estoque em termos de número de vezes em que gira por mês. Determine os prazos de entrega, ou seja, o período de tempo necessário para a entrega por parte dos fornecedores. Identifique os custos da cadeia de fornecimento e os gargalos na de abastecimento. Os resultados da análise identificam os pontos fortes e fracos dos indicadores-chave e mostram o desempenho geral da empresa.

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    Identifique áreas de fraqueza em cada indicador de desempenho. Realize uma sessão de troca de ideias com os funcionários-chave da sua empresa de varejo para identificar os processos que serão utilizados para melhorar o desempenho de cada indicador. Como possíveis soluções para melhorar os indicadores-chave podem-se incluir a redução de custos operacionais e a implementação do modelo de referência das operações da cadeia de fornecedores (SCOR). Este modelo foi desenvolvido pelo "Supply Chain Concil" (inglês para "Conselho da Cadeia de Fornecedores"), um grupo global de corporações sem fins lucrativos, como ferramenta de diagnóstico padrão da indústria para a gestão da cadeia de fornecedores. Esse modelo permite aos usuários resolver, melhorar e comunicar práticas de gestão da cadeia de fornecimento entre a empresa e seus fornecedores.

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    Implemente todas as mudanças identificadas e aprovadas na sessão de troca de ideias. Comunique as alterações a todos os membros da equipe e outras partes externas que possam ser afetadas, como fornecedores e clientes. Forneça treinamento aos funcionários, quando necessário, para garantir que desempenhem as suas funções de forma eficaz e eficiente.

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    Monitore a implementação das melhorias para garantir que os funcionários não voltem às velhas práticas, criando um sistema de monitoramento e controle que garanta a implementação bem-sucedida das melhorias. A gerência deve ser responsável pelo processo de implementação e por garantir a aderência dos funcionários às mudanças dentro de seus departamentos.

Dicas & Advertências

  • Os mercados não estão estagnados. Reveja seus indicadores regularmente para garantir que ainda são relevantes para o seu negócio e para o mercado.

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