Saúde

Aumento do fígado em cães

Escrito por bethney foster | Traduzido por lean pereira
Aumento do fígado em cães

Observe o comportamento de seu cão para descobrir sinais de problemas hepáticos

the dog image by hupper from Fotolia.com

O aumento do fígado, condição chamada hepatomegalia, é um sintoma de patologias ou lesões hepáticas, e está entre os problemas de saúde que mais causam morte em cães. O fígado é responsável por desentoxicar o sangue, eliminar excreções, auxiliar a digestão com a bílis e cumprir outras funções auxiliares no crescimento, prevenção de doenças, depósito de nutrientes, provisão de energia e reprodução. Doenças nesse órgão podem não apenas diminuir consideravelmente a qualidade de vida de seu cão, como podem ser fatais. Se você suspeita que o seu animal tenha um problema hepático, leve-o ao veterinário o mais rápido possível. O fígado pode frequentemente curar a si mesmo se o problema for tratado antes que cause muito dano, o que torna especialmente importante buscar ajuda médica tão logo surja o sinal de um problema.

Outras pessoas estão lendo

Sintomas

Enquanto um aumento no fígado pode ser um sinal de doença, a icterícia é quase sempre sintoma de um mau funcionamento hepático. Outros sintomas em cães incluem perda de apetite seguida por perda de peso, evacuação infrequente, convulsões, mudança de comportamento, vômito, diarreia e fezes de coloração cinzenta a branca e de consistência mole.

Diagnóstico

Se o seu veterinário suspeita de um problema hepático, ele deve fazer um exame físico. Membranas mucosas pálidas ou amarelas e aumento do baço ou fígado são descobertas que poderão indicar uma doença hepática. O veterinário, então, deve pedir um painel químico e exames de sangue, possivelmente seguidos por uma biópsia do fígado, para confirmar o diagnóstico.

Doença hepática

Doenças hepáticas podem ser causadas por infecção bacteriana ou viral, parasitas, câncer, inflamações, condutos biliares ou venenos obstruídos. Pancreatite, anemia, hepatite, dirofilariose (parasitose circulatória), câncer e cirrose são doenças que também afetam ao fígado. Há também outras causadoras de problemas secundários, como hipotireoidismo, diabetes mellitus, hipertireoidismo, doença de Cushing e doença inflamatória do intestino.

Descanso e nutrição

No caso de trauma, frequentemente se requer apenas uma hospitalização adequada com cuidados auxiliares e descanso para restaurar a saúde. O fígado tem uma habilidade extraordinária de curar a si mesmo quando os danos não são extensos. Até mesmo em algumas formas de doenças hepáticas, bastante descanso e uma boa nutrição podem ser de extrema importância à cura. A alimentação tem uma participação especial no tratamento de diversas doenças hepáticas e, dependendo do que esteja causando os problemas de seu cão, seu veterinário pode prescrever uma dieta especial com pouco cobre, suplementação diária de vitaminas e minerais, e outros alimentos específicos.

Medicação

Certos medicamentos podem ajudar a tratar doenças hepáticas, dependendo do quão avançado for o grau do problema. Corticosteroides são frequentemente prescritos para hepatite crônica, enquanto antibióticos são prescritos quando existe uma infecção primária ou secundária.

Cirurgia

Às vezes, a cirurgia é utilizada no tratamento da doença hepática, e pode corrigir condições nas quais um vaso está enviando sangue ao redor do fígado ao invés de através dele.

Cuidado auxiliar

Não há um tratamento específico para muitos tipos de doenças hepáticas, e os cuidados auxiliares necessitam ser providos para manter o animal hidratado. O cuidado auxiliar também inclui assegurar-se de que o cão receba uma nutrição adequada e que o vômito esteja controlado, o que frequentemente é feito através de fluídos intravenosos ou subcutâneos.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media