Mais
×

Como usar o AutoCAD

O AutoCAD é uma ferramenta muito utilizada por diversos profissionais que desejam criar desenhos e modelos em duas ou três dimensões. O software é usado por arquitetos, por exemplo, para criação de projetos de infraestrutura, de casas ou apartamentos. Outras profissões que também utilizam o programa são engenheiros civis, engenheiros elétricos, engenheiros mecânicos e designers de interiores. Isso sem contar em vários outros ramos da indústria. Lançado nos anos 80, o programa logo se tornou um verdadeiro sucesso na área de desenhos e modelação 3D. Não é um programa simples, mas, com treino e dedicação, será possível criar projetos incríveis em 2D ou em 3D.

Instruções

O AutoCAD é muito utilizado por arquitetos na hora de tirar a ideia do papel (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)
  1. O primeiro passo na hora de utilizar o AutoCAD é adquirir o software. Isso pode ser feito tanto em lojas especializadas quanto pelo próprio site da desenvolvedora do software, a Autodesk.

  2. Com o programa devidamente instalado em seu sistema operacional, é hora de começar a dar os primeiros passos no AutoCAD. Logo na tela de abertura, você deverá escolher o sistema de medidas que deseja trabalhar. Aqui, deverá ajustar o sistema métrico com o qual deseja trabalhar. Clique em OK.

  3. Em seguida, o programa abrirá a tela gráfica, onde o trabalho poderá ser devidamente iniciado. Para operar bem o software, o usuário deverá digitar os comandos desejados. Todos os comandos são em inglês.

  4. Para criar um novo desenho, clique no menu "File" (Arquivo) e "New" (Novo). Um novo projeto será aberto. Será possível utilizar desenhos já existentes no sistema ou criar um novo. Se deseja usar templates oferecidos pelo AutoCAD, vá em "Options" (Opções) e selecione "Templates" (Modelos).

  5. Para realizar desenhos do zero, utilize as formas à disposição na barra de ferramentas do programa. Será possível escolher entre formas 2D ou em 3D.

  6. Como atalho, digite o nome do comando desejado. Por exemplo, se desejar desenhar com linhas, digite "Line" (Linha) e aperte a tecla espaço ou Enter. Automaticamente, o programa vai ativar o comando que permitirá desenhar uma linha. O mesmo vale para outras formas gráficas.

  7. Quanto quiser desativar o comando, basta pressionar a tecla ESC.

  8. Se preferir, também é possível utilizar as formas presentes na área de trabalho. Para quem não domina inglês, essa pode ser uma opção mais viável do que digitar, já que cada ícone apresenta um desenho da forma utilizada. As mais comuns são os arcos, as linhas e os retângulos.

  9. Quanto mais complexo for ficando seu modelo, mais camadas deverão ser adicionadas. Para isso, vá em "Settings" (Configurações) e escolha o item "Layer Control" (Controle de Camadas). Aqui, você poderá adicionar uma camada, por exemplo, apenas para as linhas. Outra camada será adicionada para as cores, por exemplo. E assim por diante. Nesse menu, também será possível deletar camadas.

  10. Na barra de tarefas do programa, também será possível girar a forma desenhada, movê-la, duplicá-la e até modificar a escala. São ferramentas úteis na hora de desenhar objetos que tenham formas que se repetem.

  11. Uma série de outros fatores poderá ser utilizada pelo usuário, desde criar superfícies sólidas em 3D até controlar a luz e as sombras que incidem sobre o projeto na tela. Tudo isso para gerar modelos mais realistas possíveis. Essas ferramentas podem ser acessadas pelo menu da barra de tarefas ou simplesmente digitando os comandos desejados.

  12. Esses foram os primeiros passos para operar no AutoCAD. Não se trata de um programa simples de usar. Mas seguir esses passos já é um bom processo de iniciação.

Dicas

  • Por ser um programa bem especializado, é preciso bastante treino e dedicação para dominar as principais técnicas. Por isso, a melhor forma de aprender é mesmo na prática.

Aviso

  • Para operar bem o AutoCAD, o usuário deve dominar o inglês, já que todos os comandos estão nessa língua.

O que você precisa

  • Software AutoCAD
  • Computador Windows ou Mac
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article