O que é uma avaliação não padronizada?

Escrito por contributing writer | Traduzido por lucas de barros
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O que é uma avaliação não padronizada?
Esse professor está avaliando os alunos?

Uma avaliação não padronizada analisa o desempenho de um indivíduo e não produz pontuações que permitam compará-lo a outros. Ela permite obter informações específicas sobre o aluno e isso pode se dar em diferentes formatos.

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Uma avaliação não padronizada é um teste informal

Outro termo para avaliação não padronizada é "teste informal". Eles são realizados em sala de aula e normalmente são desenvolvidos pelo professor, ao contrário de alguns grupos de avaliadores ao ar livre. Eles avaliam a aprendizagem dos estudantes ao longo de um período de tempo ou depois de uma determinada unidade de estudos. Uma pontuação de 80% em um teste de múltipla escolha, após a leitura de um texto curto, é um resultado não padronizado, pois não indica como o aluno se saiu em relação aos seus colegas.

Medida critério-referenciada

Essa também é uma forma de avaliação não padronizada. O nível desejado de realização é o critério. As medidas critério-referenciadas são usadas ​​para mensurar a aprendizagem de um aluno em particular. Dessa forma, o professor pode documentar se a aprendizagem está ou não ocorrendo. A evidência do resultado positivo ou não é facilmente aparente, e aqui o foco é sobre o desempenho de um estudante em particular, em oposição aos testes normalizados. Os testes domínio-referenciados são semelhantes aos critério-referenciados. O desempenho é medido em relação a um escopo (domínio) bem definido de conhecimento ou de tarefas e o foco está no indivíduo.

Formas de avaliações não padronizadas

As formas incluem portfólios, entrevistas, questionários informais, discussões em grupo, testes orais, charadas rápidas, exposições de trabalhos, projetos e exames de desempenho.

Com os portfólios os estudantes reúnem suas tarefas ao longo de um período de tempo e o professor irá avaliá-lo com base em uma diretriz de pontuação. O aluno é estimulado a refletir sobre seu trabalho, o que melhora o processo de aprendizagem. Os exames de desempenho são provas dadas a todos os alunos e baseiam-se na realização de alguma tarefa, como escrever uma redação ou fazer uma apresentação oral. Essas tarefas são criadas pelos professores e os exames compõem o currículo. Faz mais sentido que aqueles que ensinam criem os testes.

Responsabilidade e tarefas não padronizadas

Os pais e a comunidade têm o direito de saber como os alunos estão indo, portanto as avaliações padronizadas mostram como as escolas e os alunos estão. Os professores estão constantemente avaliando seus alunos e com isso eles vão ajustando e alterando o seu ensino para atender às necessidades individuais dos alunos. Ainda pode haver uma auditoria da avaliação, que fornece aos pais, autoridades locais e funcionários do estado a informação necessária. Os professores podem estar em constante contato com os pais através da internet, do telefone, de reuniões de pais e ao enviar trabalhos e relatórios de progresso para casa.

Sucesso com a avaliação não padronizada

A questão fundamental para qualquer tipo de teste é: "Qual é o propósito dessa avaliação?" e "Esse propósito é significativo e vale à pena?". Se essas perguntas forem constantemente referidas e abordadas, então a avaliação em si é importante e isso ajuda os professores a vislumbrar o que é importante aprender. É um tipo de projeto retroativo. Em última análise, o objetivo é ajudar os alunos a aprenderem as informações e as habilidades que lhes são importantes.

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