Passatempos

Como avaliar o valor de discos de vinil antigos e lucrar na venda

Escrito por kelly sundstrom | Traduzido por diego feijo cabral silva
Como avaliar o valor de discos de vinil antigos e lucrar na venda

Tirá-los do sótão pode valer a pena

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Embora tenham sido substituídos pelas fitas cassete e pelos CDs há algumas décadas, muitas pessoas ainda colecionam e tocam vinis — algumas por razões nostálgicas, e outras pela riqueza de som que o disco de vinil proporciona. Independente de quais sejam as razões dos colecionadores, este crescente entusiasmo pelos bolachões significa que você encontrar e vender discos e ainda obter lucro com eles.

Outras pessoas estão lendo

Faça uma estimativa da popularidade

Estimar a popularidade dos discos que você deseja vender pode valer a pena. Gravações em vinil de bandas e artistas obscuros talvez não vendam tanto como aquelas de artistas consagrados. Determine quais são os LPs mais colecionáveis pesquisando em sebos ou consultando livros sobre o tema.

Inspecione as imperfeições

O valor dos discos de vinil aumenta quando eles estão em ótimo estado. Quando pensar em comprar um disco para uma possível revenda, examine-o minuciosamente para verificar se não há riscos na superfície e a borda exterior não está lascada. Verifique se o selo não está rasgado ou cortado e a capa não está excessivamente desgastada e rasgada. A capa e o selo, caso estejam com cores vivas e brilhantes, também aumentam o valor do disco

Pesquise a raridade

Embora alguns discos de vinil possam parecer valiosos, eles podem ser encontrados facilmente nos sebos, o que significa que valem muito pouco. Por outro lado, um disco aparentemente ordinário e que, teoricamente, não valeria nada pode vir a ser raro; tal raridade aumenta consideravelmente o seu valor. Discos assim podem ser difíceis de achar, mas encontrar e vendê-los pode resultar em grande lucro.

Compre a granel

Algumas vezes, você pode encontrar caixas cheias de discos em bazares ou vendas particulares, pois as pessoas com frequência vendem coleções de LPs em lotes para se livrar deles. Os discos podem estar sem preço, além de não estarem avaliados nem organizados. Sempre vale a pena ir atrás de vendas particulares de lotes de discos.

Venda com inteligência

Descobrir um lugar para vender os vinis pode ser tão importante quanto encontrar e vender os discos certos. Comece entrando em contato com alguma loja de discos local para descobrir quanto eles pagariam pelos seus LPs. Compare com o preço que você pagou para determinar o lucro potencial de venda. Você pode repetir este processo em lojas de antiguidades ou de curiosidades. Algumas pessoas acham que vender discos online gera mais lucro do que vendê-los a uma loja física. Procure sites de leilões online, como o Mercado Livre, ou monte o seu próprio site de venda de discos de vinil.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media