Como avaliar pedras preciosas

Escrito por chiara sakuwa | Traduzido por isadora de oliveira grotti silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como avaliar pedras preciosas
As pedras preciosas são avaliadas pela cor, corte, claridade e quilate (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

As pedras preciosas irradiam beleza, complexidade e brilho. Mas determinar seu valor real de mercado requer uma avaliação especializada. Essas pedras, incluindo diamantes, safiras, topázios e ametistas, devem ser avaliadas por cor, corte, clareza e quilates. As com cores mais escuras e mais ricas, facetas claramente definidas e numeradas, assim como pureza impecável, dominam os valores mais elevados, de acordo com o Instituto Gemológico da América (GIA). Com uma abundância de imitações e joias sintéticas no mercado, é indispensável conhecer as características básicas que distinguem pedras autênticas de falsas antes de investir nelas ou vendê-las.

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

  1. 1

    Pese cada pedra solta usando uma escala de microbalança eletrônica para determinar o seu quilate, unidade de peso de uma pedra preciosa. Em seguida, meça cada uma com um dispositivo de medição ótica especializada para determinar as proporções, simetria e ângulos das facetas, especificamente do corte da pedra. Se ela estiver ligada ou presa a uma armação, pode ser medida, mas não pesada.

    Como avaliar pedras preciosas
    Se a pedra estiver em uma armação, ela pode ser medida, mas não pesada (Comstock/Stockbyte/Getty Images)
  2. 2

    Classifique cada uma de acordo com a escala de cores do GIA. O valor geral da cor de uma pedra preciosa é determinada pela cor (cor espectral), a tonalidade (claro ou escuro) e saturação (pureza). Cada característica é avaliada em uma escala de 1 a 10, sendo 10 o mais alto. Uma pedra escura e rica, como o diamante Hope, por exemplo, obteria uma classificação no topo da escala de cores da GIA. Um diamante com defeito e impuro, por outro lado, obteria um classificação muito menor.

  3. 3

    Avalie a clareza de cada pedra de acordo com seu tipo a partir da escala de pontuação da GIA. São três tipos de clareza e são classificados apenas contra outras pedras da mesma categoria. Por exemplo: uma pedra tipo I, tal como o topázio, seria classificada de forma diferente a partir de uma pedra do tipo III, como uma esmeralda. A clareza é marcada com uma escala de VS, que varia de I-3 (fraco) a VVS (excelente).

    Como avaliar pedras preciosas
    São três tipos de clareza (Jeffrey Hamilton/Digital Vision/Getty Images)
  4. 4

    Anote o valor de cada pedra preciosa e mantenha cada registro em um lugar seguro. Se a pedra não é sua, tenha certeza de que é uma pedra original e coloque-a, juntamente com a documentação, em sua embalagem original. Ao devolver uma pedra para um cliente, certifique-se de entregá-la pessoalmente ou por correio como um item de alto valor.

    Como avaliar pedras preciosas
    Anote o valor de cada pedra preciosa e mantenha cada registro em um lugar seguro (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Mantenha-se informado sobre as últimas disposições governamentais, leis e exigências relativas ao seguro de pedras preciosas sob sua posse. Tendências do mercado de estudo e valores de preços de pedras preciosas garantem, de forma consistente, que você sempre obtenha o melhor valor para as suas pedras e para as de seus clientes. O país de origem de uma pedra, se puder ser verificado, pode ter um efeito positivo no valor.
  • Ao comprar pedras preciosas, esteja ciente de lojas de joias com desconto que também oferecem avaliações. Em tais casos, a "avaliação" não é muito mais do que um artifício de vendas usado para aumentar o preço e para o seguro. Em outras palavras, as vendas e as avaliações são melhor conduzidas separadas. Pergunte se a gema foi tratada e em que medida. As pedras que foram tratadas em calor excessivo, corantes, óleos e enchimento para melhorar a cor e clareza, muitas vezes, têm seu valor reduzido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível