Como avaliar um plano de marketing

Escrito por scott christ | Traduzido por diego morais
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Como avaliar um plano de marketing
Avaliar um projeto de marketing pode te ajudar a determinar se ele atende suas expectativas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Os planos de marketing são partes importantes para a estratégia de sucesso de seu negócio. Um bom plano de marketing consiste em várias seções, e de acordo com órgãos oficiais, é necessário um resumo da gestão, uma análise situacional e análises de competitividade e estratégias de marketing. Para avaliar se seu projeto tem todos os pontos e questões necessárias, você deve se certificar de que todas essa seções se alinham com as metas estabelecidas por tal projeto.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

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    Verifique seu plano de marketing para assegurar que ele comece a partir de um resumo da gestão. Esse resumo deve apresentar o projeto, bem como seus objetivos. Reveja tais objetivos para garantir que eles sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realísticos e oportunos. Por exemplo, usar a internet para aumentar em 20% as vendas online até o terceiro trimestre do próximo ano.

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    Reveja a análise situacional. Você deve observar as descrições detalhadas do seu alvo de mercado, como o grupo de consumidores e focos da empresa. Certifique-se de que a análise inclua características específicas sobre o público alvo, como idade, sexo, renda familiar, hobbies, desejos e necessidades. Resumindo, seu plano de marketing deve responder a seguinte pergunta: "Quem está comprando este produto e/ou serviço?"

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    Examine a seção de competitividade. Tenha certeza de que seu plano de marketing inclua uma visão geral sobre cada um dos seus concorrentes de mercado. Ele deve citar o nome de cada competidor, um resumo dos produtos ou serviços oferecidos, seus pontos fortes e fracos, as estratégias e objetivos, como também sua participação no mercado. Por fim, verifique se o plano informa quaisquer ganhos de mercado dos seus competidores.

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    Veja a seção de estratégias de marketing. Segundo fontes oficiais, o plano de negócio deve identificar quatro pontos importantes para empresa: produto, preço, praça e promoção. Além disso, ele deve responder as seguintes questões "Quais os produtos e serviços específicos que você está comercializando?", "Onde a empresa vende esses produtos?", "Quais os preços cobrados pelos produtos?" e "Como planeja promover esses produtos?”.

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