×
Loading ...

Como avaliar o preço de bonecas antigas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

As bonecas antigas podem ser lindas, feitas à mão e únicas, tendo, muitas vezes, altíssimo valor sentimental. Porém, se forem autênticas, elas também podem ter altíssimo valor financeiro. Ou podem ser cópias que valem muito puco. Há apenas uma maneira se saber com certeza: é preciso avaliá-las. Leia sobre como avaliar bonecas antigas.

Instruções

Defeitos diminuem os valor das bonecas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Procure a boneca em questão em um guia de preços de boneca para ter uma ideia geral de quanto a boneca pode valer. Você pode comprar um guia completo pelo site Official Price Guide to Dolls. Veja o link na seção Recursos.

    Loading...
  2. Avalie as imperfeições da boneca. Faça uma lista de rachaduras, lascados, cores desbotadas e lugares gastos. Seja detalhista.

  3. Verifique se há um rótulo, entalhe ou qualquer impressão na boneca que possa indicar que seja uma reprodução, não uma boneca autêntica.

  4. Leve a boneca a um antiquário e peça ajuda para determinar o valor exato dela. Mostre a lista de defeitos e imperfeições ao dono da loja. Ele examinará cuidadosamente e talvez até faça testes para ver se a boneca é autêntica e calcular o quanto ela vale.

Loading...

Dicas

  • Um guia de preço de boneca irá dizer-lhe o valor de uma boneca específica em excelente condição. As bonecas mais antigas raramente estão em excelente condição, principalmente se pertenceram mesmo a uma criança. Dependendo da quantidade de imperfeições, pode valer um pouco ou muito menos. As pessoas que fazem cópias de bonecas antigas em geral não são desonestas. Elas apenas são artistas que admiram um estilo específico de fabricação de bonecas e querem reproduzi-lo. Nesse caso, elas deixarão uma marca clara em algum lugar indicando que as bonecas são apenas reproduções.
  • Se a sua boneca antiga vale, de fato, muito dinheiro, é bom colocá-la em um seguro, caso seja perdida, danificada ou roubada.

Aviso

  • Mesmo que a boneca esteja em excelentes condições, o valor do livro não é necessariamente a quantia de dinheiro que você obterá ao vendê-la. Se vender em um antiquário, o dono da loja vai querer comprar por menos, para que possa ter lucro.

O que você precisa

  • Guia de preços de boneca
  • Caneta e papel

Recursos

Loading ...
Loading ...