Como avaliar o processo de recrutamento e seleção de uma vaga

Escrito por ruth mayhew | Traduzido por juliana soares
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Como avaliar o processo de recrutamento e seleção de uma vaga
Organize o processo de recrutamento e seleção (Photodisc/Photodisc/Getty Images)

Recrutadores e especialistas em emprego devem criar descrições sucintas, porém informativas que atraiam uma grande variedade de candidatos qualificados. Os recrutadores também devem informar os benefícios de trabalhar na organização. As vagas de emprego que refletem uma estratégia efetiva de recrutamento agradam aos candidatos que tem o talento e mão-de-obra produtiva e satisfatória, que é o que a empresa procura. Os candidatos analisam as informações das vagas para determinar se eles querem tentar uma carreira em sua empresa. Os recrutadores deveriam avaliar a efetividade de seus métodos de recrutamento e seleção pela qualidade dos candidatos e currículos que recebem como retorno às vagas divulgadas.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

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Instruções

  1. 1

    Revise as informações básicas sobre a empresa, como a filosofia, missão e valores. Verifique se o departamento de Recursos Humanos incorpora esses aspectos da organização por meio da forma como se comunicam com os candidatos e possíveis funcionários. Avalie como a mídia mostra sua empresa e como a comunidade empresarial e industrial vê sua organização.

  2. 2

    Revise o site da empresa, olhando-o do ponto de vista dos candidatos. Desenvolva uma seção dedicada aos benefícios de se trabalhar na empresa. Use a criatividade para projetar uma imagem positiva, porém realista da empresa. Algumas seções de carreiras contêm informações sobre os benefícios dos funcionários, vídeos de funcionários que falam sobre as vantagens de se trabalhar na empresa, exemplos de visitas e benefícios dos funcionários, e oportunidades de treinamentos e atividades de desenvolvimento. Os candidatos inteligentes leem informações deste tipo para decidir se vale a pena se candidatar para uma vaga na empresa. Mostre informações sobre a filosofia da empresa e ética nos negócios de forma clara nas páginas de empregos em seu site.

  3. 3

    Assegure-se de que o sistema de filtro de vagas é amigável. Os candidatos ficam frustrados com cadastros online extremamente longos e difíceis de preencher. Se seu sistema de preenchimento requer muito tempo, informe uma média de quanto tempo é necessário para concluir e se os candidatos podem salvar seus dados e retornar depois para finalizar o cadastro. Modifique os passos do processo online para permitir que os candidatos façam upload de seus currículos e cartas de apresentação e, se possível, disponibilize seções para que os candidatos expliquem informações que podem não se encaixar em outros campos. Os recrutadores podem discutir características do sistema com os desenvolvedores para fazer ajustes necessários.

  4. 4

    Envie correspondências pessoais ou via Internet que expliquem o processo de recrutamento e seleção de sua empresa. Uma das reclamações mais frequentes que os candidatos apresentam é que nunca recebem retorno ou qualquer tipo de comunicação que os informe sobre o tempo necessário para que se candidatem a uma vaga. Enviando essa simples cortesia fará com que sua empresa se destaque das concorrentes e demonstre que seu processo de recrutamento e seleção é eficiente no retorno aos funcionários. Você também pode desenvolver uma nota para envio aos candidatos que informe que a empresa recebeu com sucesso a candidatura. Aproveite e envie uma pesquisa com perguntas referentes ao cadastro e facilidade no uso.

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