Como avaliar um restaurante à venda

Escrito por alexander cequea | Traduzido por renan cavalcanti sobreira
Como avaliar um restaurante à venda
O valor de um restaurante é bastante subjetivo (Restaurant image by René Schulz from Fotolia.com)

Conseguir um valor preciso de um restaurante que está à venta é geralmente a parte mais desafiadora do processo de compra. Para avaliar um restaurante, o procedimento é muito mais subjetivo do que se imagina. No entanto, existem diversos métodos que dão a estimativa do valor do estabelecimento, mas isso sempre depende de cada situação. Alguns desses métodos incluem avaliações patrimoniais, capitalização da renda, múltiplos credores e a comparação de preço de restaurantes semelhantes. Embora não seja uma forma perfeita de avaliar, uma análise dos múltiplos credores do negócio parece ser a forma mais eficaz de fazer a avaliação de um restaurante à venda.

Instruções

  1. 1

    Determine o ganho do proprietário. Essa é o lucro que obtido antes do pagamento dos impostos, mais o salário e outros privilégios. Dependendo de uma variedade de fatores, como localização, reputação do restaurante e as tendências da indústria, os ganhos do proprietário serão multiplicados por um ou três para chegar à avaliação.

  2. 2

    Veja se o dono é uma peça fundamental para o funcionamento do estabelecimento. Em muitos casos, os clientes são fiéis ao restaurante, pois eles conhecem o dono e assim que a posse do local muda, os clientes param de frequentar o local. Isso significa que o proprietário tem um valor e não se trata apenas do restaurante. Quando esse é o caso, pode-se esperar chegar ao valor do restaurante multiplicando as vantagens do proprietário por algum número perto de um ao invés de três.

  3. 3

    Determine o valor do local. Compare os preços do mercado imobiliário com outros estabelecimentos na região. Perceba qualquer tendência que possa vir a alterar o fluxo de clientes no futuro. Tem algum cinema abrindo no outro lado da rua? Vai haver alguma demolição do prédio ao lado? Vão abrir outros restaurantes no mesmo quarteirão? Todos esses fatores afetam o valor do estabelecimento e embora não haja uma forma precisa de prever o futuro, estudar cuidadosamente os possíveis riscos pode ajudar a chegar a um valor aproximado.

  4. 4

    Decida o tipo de retorno que você deseja obter no investimento. Isso ajudará a decidir qual o valor do restaurante para você. Um retorno de 10% por ano pode ser uma péssima ideia para um investidor que quer recuperar o dinheiro em três anos, mas pode ser ideal para um chefe que busca se instalar em um bairro para os próximos 25 anos. Essa é uma escolha extremamente pessoal.

  5. 5

    Consulte seu agente imobiliário e pergunte qual a média de valor em que os restaurantes naquela área estão sendo vendidos. Isso ajudará a ter uma referência e uma noção do valor que deve ser cobrado.

Dicas & Advertências

  • Sempre peça para explicarem o preço que estão pedindo e questione qualquer suposição que pareça ser absurda ou inconsistente, como, por exemplo, um aumento de vendas no futuro.
  • Ao avaliar um restaurante, tome cuidado com as declarações financeiras inconsistentes ou suposições exageradas. Peça cópias autenticadas das declarações financeiras e peça para ver o livro com os registros diário das vendas.
Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível