Como avaliar um rubi

Escrito por shaunta alburger | Traduzido por monique monteiro
Como avaliar um rubi

Rubis são avaliados pela sua cor e clareza, entre outros fatores

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Rubis são pedras preciosas de cor vermelho claro que são frequentemente utilizadas em joias, como anéis, pingentes e brincos. Avaliar o valor de um rubi requer analisá-lo com base em vários aspectos. Embora todos os rubis sejam lindos, alguns valem muito mais do que outros.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Descubra a origem do rubi. Os vindos da Birmânia são os mais preciosos. Poucos desses rubis requerem um tratamento térmico, o que os torna mais valiosos do que os da Tailândia e Camboja, que quase sempre precisam. O tratamento térmico aumenta permanentemente a cor do rubi. Embora seja um processo aceitável, um rubi que não o necessita é mais valioso.

  2. 2

    Analise a cor do rubi. A mais desejável é um vermelho claro e vivo, com um leve toque de azul. Outras cores podem variar entre um vermelho escuro, quase roxo, a um pálido amarelo-avermelhado. Quanto mais pura a cor vermelha do rubi, maior seu valor. Os rubis vermelhos mais claros são os de Burma, enquanto os rubis mais escuros, quase roxos, vêm da Tailândia.

  3. 3

    Analise a clareza do rubi. Caso a pedra possua muitas inclusões que afetam a capacidade da luz de brilhar através dele, o valor da joia é reduzido. Quanto mais clara a pedra, maior seu valor. Procure um rubi que não possua falhas que afetem a sua clareza.

  4. 4

    Pese a pedra. Rubis são medidos em quilates, uma medida de peso. Quanto mais pesada a pedra, maior seu valor. Eles são também medidos em milímetros de comprimento, largura e diâmetro. Da mesma maneira, quanto maior for a pedra, maior seu valor.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media