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Como avaliar um teste de leitura oral

Atualizado em 21 julho, 2017

Testes de leitura oral ou avaliações de fluência ajudam os professores a medir o progresso e diagnosticar os problemas de leitura. Uma intervenção precoce é crucial para ajudar os leitores persistentes. Quanto mais cedo os alunos receberem ajuda com os problemas de leitura, melhor será o resultado para todas as realizações acadêmicas no futuro. A fluência refere-se à taxa na qual uma pessoa lê. A habilidade de ler fluentemente, sem parar ou gaguejar nas frases, afeta a compreensão do material escrito. Administrar e avaliar testes de fluência é relativamente simples, mas cálculos e métodos precisos devem ser usados para comparar os resultados e sua eficácia.

Instruções

A fluência na leitura ajuda a compreensão (reading girl image by Julia Britvich from Fotolia.com)
  1. Encontre passagens apropriadas para o nível de leitura da turma. Passagens para fazer avaliações formais sobre fluência são fáceis de encontrar, mas os parágrafos podem ser tirados de livros didáticos ou artigos, para criar trechos de texto e treinar fluência. O número de palavras por linha deve ser contado e calculado para facilitar a avaliação.

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  2. Faça duas cópias do trecho a ser avaliado -- uma para o aluno ler e outra para o professor marcar.

  3. Explique as instruções da avaliação de fluência do aluno. O trecho do texto deve ser lido em voz alta em um minuto, o mais rápido e preciso possível.

  4. O tempo para o teste de leitura oral é de um minuto. Se o aluno pausar por três segundos em qualquer palavras específica, diga-lhe a palavra para que ele possa continuar a leitura.

  5. Anule as palavras perdidas com um traço. Essas "palavras perdidas" incluem as que foram anuladas, puladas ou mal pronunciadas. Se o aluno se autocorrigir, a palavra é considerada correta.

  6. Coloque colchetes ao redor da última palavra lida. Os alunos podem continuar a ler até o fim do texto, se desejarem.

  7. Conte o número de palavras lidas e subtraia pelo número de palavras perdidas para obter uma pontuação de "palavras certas por minuto" (PCM).

  8. Compare o PCM do aluno às normas de leitura por nível. As tabelas específicas de avaliação de leitura estão disponíveis divididas por categorias de porcentagem. Entretanto, as categorias abaixo são geralmente aceitas no fim de cada nível. (Hasbrouck e Tindel, 2006): Primeiro ano: 53 Segundo ano: 89 Terceiro ano: 107 Quarto ano: 123 Quinto ano: 139 Sexto ano: 150 Sétimo ano: 150 Oitavo ano: 151 Divida a taxa da leitura em voz alta pela taxa da norma para ter a porcentagem.

  9. Calcule a fluência das taxas de leitura no mínimo três vezes por ano. Faça uma tabela com o progresso do alunos durante o ano letivo.

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Dicas

  • A avaliação de fluência deve ser feita individualmente. Forneça um ambiente quieto e focado para ter melhores resultados.
  • As anotações dos resultados poderão ser usadas para medir outros aspectos da leitura oral, como as frases, entonação ou expressão e adesão à pontuação.

Aviso

  • Fluência é apenas um aspecto da avaliação da leitura. Avaliar a decodificação fônica, consciência fonética e a compreensão dá uma ideia completa sobre a habilidade de leitura.

Referências

Recursos

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