Avanços tecnológicos dos anos 60

Escrito por marisa swanson | Traduzido por julio vizo
Avanços tecnológicos dos anos 60
Os astronautas se tornaram heróis depois de seu pouso inaugural na lua (cosmonaute image by photlook from Fotolia.com)

Em termos de mudanças culturais, a década de 60 foi um dos períodos mais revolucionários na história mundial. Os americanos, principalmente, experimentaram grandes mudanças nesta época: o movimento dos direitos civis, a popularidade do "rock and roll", a cultura hippie, as viagens espaciais e a guerra do Vietnã, marcaram este povo. Não menos importantes foram os avanços tecnológicos que criaram os alicerces para as conveniências modernas que utilizamos atualmente.

Primeiro satélite comercial

Em 6 de abril de 1966, o primeiro satélite comercial foi lançado. Eles pertenciam a empresas privadas e orbitavam a Terra a fim de transmitirem sinais para empresas de telefonia celular, de televisão a cabo e provedores de Internet. Essa é uma indústria multibilionária necessária, diariamente, na vida de muitas pessoas. Atualmente, muitas pessoas abdicaram de seus telefones fixos em prol de utilizarem somente um telefone celular. A internet sem fio ou "wireless" agora é considerada uma necessidade por muitos que a utilizam em seus aparelhos. Os sistemas de posicionamento global (GPS) também dependem de satélites e são muito úteis para ajudar as pessoas a encontrarem o seu caminho sem a necessidade de usar um desajeitado mapa de papel.

Tecnologia da computação

Em conjunto com o lançamento comercial de satélites, os avanços tecnológicos da computação inauguraram a era da informação. Os circuitos integrados reduziram o tamanho dos computadores, que eram do tamanho de salas inteiras, ao de uma televisão. Melhorias na linguagem utilizada por estes equipamentos permitiram que se tornassem mais acessíveis. Antes dessa transformação, eram necessários anos de estudo em linguagens de programação para trabalhar com eles.

Ciência ecológica e arqueológica

Os cientistas que estudam os ecossistemas submarinos obtiveram avanços tecnológicos que contribuíram para o conhecimento coletivo sobre a composição da Terra e a vida no oceano. Foram encontradas maneiras de explorar o calor produzido naturalmente pelo planeta para criar eletricidade mais acessível. Os climatologistas usaram uma nova tecnologia para desvendar os mistérios do aquecimento global e do efeito estufa. Os arqueólogos foram capazes de identificar e isolar os restos dos mais antigos aminoácidos já descobertos. Os oceanógrafos fizeram novos experimentos que analisaram a viabilidade de se viver sob o oceano. Nesses testes, alguns cientistas tiveram que viver em câmaras submersas por períodos prolongados.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível