Mais
×

O que pode avermelhar a água de um poço?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Abrir a torneira da pia, do chuveiro ou da banheira e ver a água saindo com uma tonalidade vermelha, clara ou escura, pode ser repulsivo e assustador. No entanto, não há com o que se preocupar quanto a essa cor: ela é causada pelo ferro contido na água. Ele pode contaminar o líquido de várias maneiras diferentes, e você pode tratar esse problema com métodos variados. Embora isso não represente um risco sério à sua saúde, a água vermelha pode manchar pias, banheiros, boxes, banheiras, roupas e talheres.

Poços antigos são mais propensos a ter água avermelhada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Causas

A água da chuva e a neve derretida se infiltram no solo e chegam à fonte d'água de seu poço. No caminho, ela pode passar por solos e rochas ricos em ferro, que se dissolve no líquido e é trazido para dentro do poço. Se houver pedras ferrosas próximas de sua casa, elas são provavelmente a causa da coloração. Além do mais, conforme a água perpassa canos e revestimentos do poço, pode captar partículas do metal. Isso acontece mais frequentemente com tubulações antigas.

Tipos de ferro

Vários tipos de ferro podem contaminar a água de seu poço. Saber o tipo de ferro que há na água é importante para decidir como tratá-la. Se, ao abrir a torneira, a água sai transparente no começo mas fica vermelha com o tempo, trata-se de óxido ferroso, também conhecido como ferrugem. No entanto, se a água sai vermelha no começo, ela contém óxido férrico, também conhecido como hematita.

Avaliações

A maioria das lojas não vendem kits de uso doméstico para detectar a concentração de ferro. É possível, no entanto, entrar em contato com um laboratório particular e pagar uma pequena quantia para analisar a água. Outra alternativa é entrar em contato com a companhia de abastecimento de água e pedir para eles fazerem essa análise. A avaliação dá mais resultados se já for sabido de antemão o tipo de ferro que há na água, pois o processo poderá envolver vários tipos diferentes de testes.

Tratamento

A maneira mais comum de tratar a água e remover o óxido ferroso é por meio de um purificador. Esse equipamento é projetado para remover partículas sólidas, não ferro, e irá entupir com o tempo. Esse tratamento requere uma troca frequente do purificador. A remoção do óxido ferroso geralmente envolve a utilização de um filtro, que é projetado especialmente para remover partículas de ferro. Se você descobrir que a causa reside no encanamento, pode-se optar por sua substituição. Essa alternativa, no entanto, envolve um gasto alto.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article