Mais
×

Aves: problemas com pavões machos alojados juntos

Atualizado em 17 abril, 2017

Muitas pessoas referem-se a pavões machos e fêmeas como "pavões", mas essa classificação é incorreta. A fêmea é chamada de pavoa, apenas os machos são pavões. Elas não têm caudas com penas coloridas. Seus hábitos de acasalamento são bem diferentes do que seus homólogos machos. Os pavões, geralmente, têm haréns e acasalam com várias pavoas. Uma vez que precisam de espaço, a lotação pode causar diversos problemas.

Os pavões podem causar problemas quando não possuem espaço suficiente (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Problemas de acasalamento

Os pavões gostam de acasalar com diversas pavoas, mas não gostam de ver outros pavões fazendo a mesma coisa. Quando observam competição pela sua "garota", os dois machos brigam. Algumas vezes um pavão irá bater em outro que estiver acasalando com sua pavoa. Separá-los irá ajudar deter os problemas de acasalamento.

Briga por hierarquia

Como muitos animais, os pavões possuem uma hierarquia. Se a ave quiser subir de nível, ele deve provar ser mais forte que o líder; essa agressão normalmente resulta em uma briga. Quando os pavões entram em conflito, eles podem se machucar. Manter essas aves separadas ajuda a controlar problemas com a hierarquia.

Problemas com barulhos

Os pavões fazem muito barulho. Eles possuem 11 diferentes tipos de chamados. A maioria das pessoas acha cada um desses desagradável. Essas aves fazem muito barulho de manhã cedo, e à noite bem tarde, o que os transforma ainda mais em um problema. Devido ao uso desses chamados para o acasalamento, a temporada de cruzamento é, particularmente, insuportável. Alguns zoológicos e parques na Inglaterra foram obrigados a abater essas aves por fazerem muito barulho. Manter poucos pavões em uma área reduz o barulho.

Poliandria sequencial

Normalmente, o pavão aborda múltiplas fêmeas e essas permitem que o macho se acasale com elas. Algumas vezes, depois de botarem os ovos, a pavoa pratica poliandria em série, que significa que ela deixará o ninho para se acasalar com outros pavões. Nesse caso, o "pai pavão" é deixado para observar os ovos; ele matará os bebês depois que chocarem. Enquanto a poliandria sequencial, e o infanticídio que a segue, é rara, ainda existem chances do acontecimento.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article