O que é um aviso de débito e um aviso de crédito?

Escrito por marquis codjia | Traduzido por raissa junker
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é um aviso de débito e um aviso de crédito?
Entender conceitos de débito e crédito pode auxiliar seu controle financeiro (Jack Hollingsworth/Digital Vision/Getty Images)

Da próxima vez que verificar seu extrato bancário, preste atenção nas adições e exclusões feitas. O banco geralmente coloca avisos de crédito nos itens da categoria positiva e avisos de itens a debitar na categoria negativa. Compreender os conceitos bancários de débito e crédito pode ajudá-lo a controlar seus gastos e economizar.

Outras pessoas estão lendo

Aviso de débito

Um aviso ou memorando de débito é quando o banco envia uma nota ao cliente para notificar deduções em sua conta. Em outras palavras, um débito refere-se a uma diminuição do saldo da conta, como um cheque que você emitiu e é introduzido na conta como “saldo a descontar”. A internet tornou as consultas de débito mais rápidas. Consequentemente, deduções decorrentes podem vir em tempo real. Por exemplo, você pode avisar o seu banco para pagar uma conta de luz mensal automaticamente e o aviso desse débito acontecerá em tempo real.

Aviso de crédito

Ao contrário de um aviso de débito, uma nota de crédito é uma transação que aumenta os fundos de um cliente. Refere-se a um aumento de saldo da conta, que pode vir mediante um depósito. Por exemplo, você apresentou a sua declaração anual de imposto e solicitou o envio da restituição via depósito em sua conta bancária. Uma vez que a Receita Federal aprove o montante da restituição, o banco receberá o valor correspondente e creditará em sua conta.

Significados

Conceitos de débito e crédito são o coração do sistema bancário moderno. Essas condições ajudam banqueiros a gerir seus negócios de forma eficiente, garantindo que as contas dos clientes reflitam saldos precisos. A precisão nas contas ajuda instituições financeiras a manter clientes e melhorar a sua reputação no mercado. Há uma relação entre avisos de crédito e débito em sua fatura, porque uma nota de débito na conta de um cliente representa crédito em outra.

Ferramentas

Bancos contam com ferramentas específicas e tecnologia de ponta para garantir que os funcionários lidem com débitos e créditos precisos. Essas ferramentas incluem um gerenciamento de relacionamento com o cliente, gestão de banco de dados e aplicativos de sistemas operacionais. Os recursos também incluem computadores mainframe, software de administração bancária, software de análise financeira, entre outros.

Contando e reportando

Os termos contábeis de "crédito" e "débito" são distintos dos conceitos bancários. Contabilistas seguem um conjunto diferente de regras para o registro de transações em contas financeiras, incluindo ativos, passivos, itens de capital, receitas e despesas. Um contador debita uma conta de ativo ou despesa para aumentar a sua quantidade e credita a conta para reduzir o seu equilíbrio. O contrário é valido para uma conta de receita, passivo ou capital próprio. Por exemplo, uma nota de débito para a conta de dinheiro significa uma redução de fundos corporativos, porque o dinheiro é uma conta de ativos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível