O que faz o azulejo levantar?

Escrito por tim daniel | Traduzido por larissa sandes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que faz o azulejo levantar?
Uma variedade de fatores pode fazer o azulejo levantar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Azulejos soltos é algo desagradável e que continua a dar dor de cabeça para os proprietários desavisados. Quando os azulejos soltam é um sinal de que a instalação está seriamente comprometida e pode ser um alerta do que está acontecendo abaixo da superfície. A remoção do azulejo e inspeção da estrutura por baixo é sempre necessária.

Outras pessoas estão lendo

Umidade

A umidade provoca muitos efeitos não desejados abaixo do azulejo, culminando no comprometimento da ligação entre a estrutura e o azulejo, chamado de substrato. A umidade pode estar chegando pela laje de concreto da sua casa, fazendo com que os azulejos levantem, ou o azulejo solto pode indicar um vazamento do encanamento por dentro da parede. Remova todos os azulejos soltos. Inspecione a superfície de instalação do azulejo, seja ele de concreto, placa de cimento ou madeira compensada e verifique se há umidade e mofo. Consulte com um profissional se a umidade está se infiltrando através da laje de concreto. Retire o bolor com uma solução de água sanitária antes de reinstalar o azulejo. Entre em contato com um especialista em bolor em casos extremos.

O que faz o azulejo levantar?
Tome cuidado com a umidade nos azulejos (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Movimento do substrato

Outra causa comum da elevação dos azulejos é o movimento do substrato. Por exemplo, a placa de cimento instalada incorretamente se expande com o passar do tempo, fazendo com que o azulejo fique solto tanto na aplicação de piso quanto na de parede. Uma laje de concreto rachada - ou que está no processo de expansão - também pode causar o levantamento do azulejo. Remova os azulejos soltos e inspecione o substrato. Em alguns casos, o reparo necessário é simples. Em casos extremos, o substrato deverá ser removido.

O que faz o azulejo levantar?
Em casos graves, o substrato tem que ser removido (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Instalação comprometida e ligação inadequada

O azulejo inadequadamente instalado fica solto ao longo do tempo. Por exemplo, um profissional pode decidir economizar dinheiro usando uma argamassa inferior e este item não proporciona aderência ao azulejo e as peças, por fim, vão se soltar. Verifique a quantidade de argamassa sobre o substrato após remoção da peça - se o azulejo vem limpo, deixando a maior parte da argamassa no substrato, as chances são grandes desse ser o culpado pelo azulejo ter levantado. Além disso, um substrato inadequado causa falha nos azulejos. Pode ser necessária a remoção do azulejo e ou a total remoção do material.

O que faz o azulejo levantar?
Para evitar a remoção do azulejo, use materiais de qualidade (Polka Dot RF/Polka Dot/Getty Images)

Dicas para remoção de azulejos soltos

Seja paciente no momento de retirar azulejos soltos. Use um pequeno pé de cabra e um martelo de carpinteiro para remoção. Não aplique demasiada pressão inicialmente. Remova a argamassa adjacente antes de tentar remover azulejos individuais. Levante um pedaço da peça até ouvir um leve estalo, indicando que a peça não está mais ligada ao substrato. Para reutilizar o azulejo, lixe-o com uma lixadeira de 10 cm. Limpe o substrato e realize todos os reparos necessários antes da reinstalação.

O que faz o azulejo levantar?
Faça os reparos necessários conforme indicado (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível