Mais
×

Como fazer babadores para idosos

Atualizado em 10 abril, 2017

A paralisia de Bell, ataques súbitos ou tratamentos cirúrgicos de lesões e doenças orais e faciais podem deixar os idosos com dificuldade de comer que ameaçam sua dignidade e autoconfiança. Dificuldades com a mobilidade exigem que os idosos comam em posições com a cadeira semi-reclinável ou não fiquem perto o suficiente da mesa. Um simples babador só piora a situação. Faça um babador facilmente lavável e com um pouco de estilo, que se adeque com o que um homem ou uma mulher podem usar. Assim você poderá restaurar a alegria de um velho amigo em poder fazer uma refeição em público.

Instruções

Uma reunião em família pode representar um dilema para um idoso que tem dificuldade para comer (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

    Babadores de malha para homens

  1. Monte 100 pontos na agulha de tricô. Trabalhe na malha, inverta os pontos para fazer uma gola de 7,5 cm de profundidade. Arremate 70 pontos e tricote os últimos 30.

  2. Molde 20 pontos acima da extremidade da gola. Inverta os pontos da próxima fileira através desta extremidade e os 30 pontos da gola. Monte 20 pontos no final da linha, então você terá um total de 70.

  3. Trabalhe estes 70 pontos em ponto meia ou outro qualquer que você queira até o babador ter cerca de 36 cm de comprimento.

  4. Costure o botão na gola perto da extremidade fixada à frente do babador. Pegue o final do fio onde você começou ou fixe um novo pedaço e prenda o ponto apenas um pouco mais profundo que a gola. Deslize o ponto para o canto oposto para fazer um laço.

  5. Coloque o babador envolvendo o pescoço do senhor e deslize o laço sobre o botão. Se ele desejar,é possível dobrar os lados do babador para dentro do casaco.

    Pregas delicadas para mulheres

  1. Use a agulha de crochê para fazer uma série de 30 pontos de comprimento. Junte-os com um ponto deslizante para fazer uma laço. Faça mais três pontos em série. Dobre o crochê no próximo ponto da mesma forma, e mais 13 séries cruzadas. Encadeie dois e volte. Trabalhe para trás cruzando um crochê simples. Continue trabalhando para trás e para frente, uma linha de ponto alto e uma simples, até a gola ter 43 cm de comprimento. Encadeie cinco.

  2. Vire os lados da gola e faça um ponto alto duplo no mesmo ponto do canto, dois pontos no canto da próxima linha. Faça pontos nas linhas até atingir 13 cm de comprimento. Encadeie três e vire.

  3. Faça um ponto alto no mesmo ponto e dois em cada ponto cruzado. Encadeie dois e volte.

  4. Faça um meio ponto alto, encadeie e vire.

  5. Faça quatro carreiras de meio pontos altos e encadeie três para virar após o último. Repita o passo três para dois pontos altos em cada ponto cruzado.

  6. Repita o passo cinco mais três vezes ou até o babador atingir o comprimento desejado.

  7. Costure o botão no centro da gola. Coloque as pregas envolvendo a gola ao redor do pescoço da senhora e deslizando o laço na extremidade livre sobre o botão.

Dicas

  • Para um senhor com dificuldade em trabalhar com botões, tente outros métodos de fixação, como fechos de velcro, ou faça a gola do babador longa o suficiente para envolvê-lo livremente a qualquer momento.
  • Use um botão de fantasia ou um broche real para apertar a prega.

O que você precisa

  • 155 g de fio de algodão
  • Agulhas de tricô tamanho 7
  • Botão de 2,5 cm
  • Agulha de crochê tamanho G
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article