Como fazer babados para vestidos

Escrito por contributing writer | Traduzido por joão marcos lima medina rosa
Como fazer babados para vestidos
Coloque babados em seu vestido para mudar o estilo original (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Babados plissados são normalmente costurados na bainha das saias para valorizar vestidos. São pregas que são adicionadas em um vestido simples, o tornando mais divertido de se vestir. Este estilo tem sido usado há séculos para acrescentar ornamentação às roupas. Existem vários tipos de babados em vestidos de camadas que ficam ótimos em saias balão. Um grande babado facilita a movimentação dos vestidos de noiva que possuem várias camadas. Você também pode colocar babado no corpete do seu vestido, especialmente se não tiver enfeites sobre ele.

Instruções

    Instruções

  1. 1

    Meça a bainha do seu vestido para determinar o tamanho do babado. O padrão para babados é essencialmente um corte retangular na largura desejada. Você pode cortar diferentes tamanhos para as diferentes camadas do seu vestido. Certifique-se de incluir pelo menos 1 cm para a costura. Lembre-se que babados precisam ser plissados, então adicione alguns centímetros no comprimento padrão para acomodar as pregas.

  2. 2

    Corte o tecido na media padrão. Após isso, existem duas formas de costura para a criação de pregas. Uma delas é criar pontos alinhavados por toda a extensão do tecido ainda dentro da margem de costura, e antes de fechar o ponto com um nó, puxe o fio para fora do material, criando assim o franzido e as pregas. Outra maneira de criar pregas é costurando ao longo do tecido, mas pode ser muito trabalhoso, pois é difícil deixar espaços precisos para as pregas.

  3. 3

    Costure o babado na bainha da saia. Costure o babado em toda a extensão da borda da saia ou onde quiser colocá-lo, podendo usar a máquina de costura nesta etapa para criar pontos semelhantes e manter os tecidos juntos.

Dicas & Advertências

  • Se você não tiver tempo de criar seus próprios babados, há muitas lojas de tecidos que vendem eles já prontos, geralmente com fitas coladas sobre eles para que você possa simplesmente retirar a fita e prendê-lo ao seu vestido. Esta é uma ótima ideia se estiver pensando em usar seu vestido novo e preservar seu estilo original.
  • Você pode adicionar miçangas e pequenos detalhes sobre o babado para torná-lo mais interessante. Coloque as miçangas antes de anexar o babado ao vestido.

O que você precisa?

  • Babado padrão
  • Tecido à sua escolha (podendo ser o mesmo tecido ou outros, como rendas e chiffon)
  • Tesoura
  • Máquina de costura
  • Fita métrica
  • Agulhas e alfinetes

Lista completaMinimizar