Saúde

Como se pega a bactéria H pylori

Escrito por patricia hill | Traduzido por eduardo horst maidana

Outras pessoas estão lendo

Como se pega a bactéria H pylori

A Helicobacter pylori é uma bactéria que infecta o estômago e causa vários problemas

Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com

O que é a Helicobacter pylori?

A Helicobacter pylori é um germe, ou bactéria, que sobrevive dentro do estômago. Apesar de muitas pessoas a possuírem, apenas uma porção delas vão desenvolver inflamação no revestimento do estômago, úlceras e outros problemas resultantes da infecção. A maioria dos germes que chegam ao estômago não sobrevivem aos níveis de acidez necessários para a digestão. Contudo, a Helicobacter pylori não é afetada por isso, e se infiltra no revestimento do estômago, causando inflamação e,potencialmente, úlceras, ou mesmo câncer. A infecção pela Helicobacter pylori permanece no estômago e não se espalha para outras partes do corpo.

Transmissão oral

A Helicobacter pylori é um germe prevalente, encontrado em todas as áreas do mundo, e é, provavelmente, a infecção bacteriana mais comum. Apesar de sua origem incerta, a bactéria pode entrar no corpo pela boca, através de comida, bebida ou outros objetos contaminados. Uma vez no corpo, o germe acha o caminho para o estômago, onde fixa residência. Além disso, uma pessoa infectada pode passar a bactéria através da saliva, por beijos, ou compartilhando alimentos.

Transmissão animal

Tanto cães como gatos podem contrair a infecção pela Helicobacter. Entretanto, os tipos dessa bactéria que infectam cães e gatos são diferentes da forma humana. Uma pequena porcentagem de pessoas são infectadas com a Helicobacter canis, que é o tipo canino. O tratamento para humanos com essa infecção é o mesmo da Helicobacter pylori.

Prevenção

Pesquisadores e médicos não estão certos de como a Helicobacter pylori é adquirida na população humana. Atualmente não há vacina para ela, entretanto, a melhor forma de proteção é a prevenção. O método mais efetivo de prevenir a infecção é sempre lavar as mãos antes de comer ou cozinhar, após ir ao banheiro e depois de ter contato com animais de estimação. Coma alimentos preparados em áreas limpas e beba água, e bebidas feitas com água, de uma fonte segura e confiável.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media