Conhecimento

Como as bactérias se reproduzem?

Escrito por jerome felix | Traduzido por leandro fox

Outras pessoas estão lendo

Como as bactérias se reproduzem?

Como as bactérias se reproduzem?

Andriy Muzyka/iStock/Getty Images

Maravilhas da propagação

As bactérias podem ser simples, mas elas possuem mais maneiras para se reproduzir do que os humanos. As bactérias se reproduzem de duas maneiras: podem se dividir ou criar esporos.

Uma bactéria se divide para se tornar duas

As bactérias crescem até duplicar seu tamanho normal. Como qualquer outra célula, elas são rodeadas por uma membrana celular. Quando a célula dobra de tamanho, a membrana cresce por baixo do ponto médio. Quando esta membrana está completa, ela se estende de uma extremidade a outra e a bactéria se divide. Esta membrana torna-se o novo envoltório para as células da nova bactéria. Elas então separam-se para se tornar duas novas bactérias.

Quatro gerações em uma hora

Não leva muito tempo para que essas células se dividam. O tempo entre o nascimento e a divisão varia. Em boas condições, isso leva apenas 15 minutos. Assim, em poucos minutos uma célula de bactéria divide-se em duas. Teoricamente, elas poderiam se reproduzir até cobrir completamente tudo no planeta. Mas, como qualquer organismo vivo, elas precisam de recursos para viver. Uma vez que esses recursos são limitados, a população de bactérias não cresce fora de controle.

Fissão binária

O processo descrito acima é chamado fissão binária. "Bi" significa "dois", e fissão é simplesmente "divisão". Bactérias precisam tanto de recursos e condições adequadas para se reproduzir.

Contornando a falta de recursos para contornar reprodução

Caso não tenham recursos, as bactérias se reproduzem por formação de esporos. Esses esporos contém material genético. Eles são projetados para proteger as bactérias do meio ambiente hostil. Considere isso como uma "extensão do prazo de validade" das células. Esses esporos estão "vivos", mas não estão ativos. Quando as condições são favoráveis​​, eles crescem e se tornam novas bactérias. Esporos podem permanecer assim por centenas de anos antes de se tornar novas bactérias.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media