Mais
×

Como usar o baguá feng shui

De origem chinesa, a técnica do feng shui é utilizada com uma série de propósitos e finalidades, que vão desde a terapia da acupuntura até a decoração de uma casa. O estilo de vida do feng shui ficou conhecido por trabalhar a noção de energia vital. De acordo com a crença, todos os afazeres humanos devem estimular a circulação de energia e preservar as boas influências no ambiente. No Ocidente, o feng shui ficou particularmente conhecido na área de utilidade doméstica, onde é utilizado para harmonizar cores, itens e ambientes das casas. O baguá feng shui é um instrumento que orienta a circulação de energia.

Instruções

O bagua feng shui é uma espécie de bússola para orientar a decoração da casa (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. O primeiro passo para aplicar as técnicas do feng shui em casa é ter um baguá. Esse instrumento, que se parece com uma bússola, pode ser facilmente encontrado em lojas de decoração ou boutiques especializadas em cultura oriental.

  2. O baguá é dividido em oito partes, cada uma delas representa uma subdivisão dos quatro pontos cardeais. Para começar a utilizar a técnica é colocar o baguá sobre a planta da casa ou do apartamento. O norte do baguá deve ser posicionado no norte da residência.

  3. Em seguida, aprenda a ler o baguá. Cada lado do octógono representa uma aspiração na vida e um elemento da natureza. Seguindo do norte em sentido horário temos: Norte -- trabalho -- elemento água Nordeste -- espiritualidade -- elemento terra Leste -- família -- elemento madeira Sudeste -- prosperidade -- elemento madeira pequena Sul -- sucesso -- elemento fogo Sudoeste -- relacionamentos -- elemento terra pequena Oeste -- criatividade e sorte dos filhos -- elemento metal pequeno Noroeste -- amigos -- elemento metal grande

  4. Cada cômodo da casa deve representar uma aspiração de vida, para que a energia vital flua de modo positivo. Desse modo, é hora de decorar os cômodos de acordo com os elementos.

  5. Para a decoração, é possível utilizar elementos da área correspondente. Vamos a eles. Começando pelo norte (elemento água). Aqui, será preciso utilizar uma decoração rica em tons de preto, azul, branco ou verde. Utilize elementos como fontes de água, espelhos para refletir as boas energias e uma luminária para encher o ambiente de luz.

  6. No nordeste (elemento terra), abuse dos tons de azul e utilize objetos de vidro, itens religiosos, cristais e estantes de livros. Aqui é um bom lugar para colocar sofás, almofadas e poltronas.

  7. No leste (elemento madeira), utilize portas-retratos com fotos de pessoas queridas, como decoração. Objetos herdados de outros parentes contribuem para fortalecer laços familiares.

  8. No sudeste (elemento madeira pequena), use objetos com tons de roxo, púrpura e lilás. Para valorizar esse item -- a prosperidade --, utilize aquários ou fontes de água que ajudam a renovar as boas vibrações.

  9. Já no sul (elemento fogo), utilize móveis em vermelho ou tons de laranja. É possível utilizar elementos de decoração como velas e objetos que simbolizem conquistas, como medalhas, prêmios ou fotos importantes.

  10. O cômodo localizado na parte sudoeste (elemento terra pequena) será devidamente harmonizado com elementos positivos de relacionamentos. Vale de objetos com forte carga sentimental, até fotos da pessoa amada.

  11. No oeste (elemento metal pequeno), valorize a criatividade. Utilize esse cômodo para realizar trabalhos, estudos e leitura. Decore com escrivaninhas e trabalhos artesanais que o ajudem a estimular a criatividade. As melhores cores são os tons de branco e dourado.

  12. Por fim, o cômodo localizado na região noroeste (elemento metal grande) deve ser decorado com tons de cinza e prateado. Utilize objetos como fotos dos amigos e cristais, que devem iluminar suas amizades verdadeiras.

  13. Siga as orientações do baguá para fazer a energia positiva circular livremente pela sua residência.

Dicas

  • O baguá também pode ser utilizado para analisar cômodos específicos da residência. Nesse caso, utilize-o sobre a planta do cômodo que se pretende analisar.
  • Se houver áreas externas na sua residência, utilize-as como se fizessem parte da planta.
  • Se houver mais de um andar na residência, a técnica do feng shui deve ser aplicada separadamente para cada piso.

O que você precisa

  • Baguá feng shui
  • Planta da residência
  • Objetos de decoração, como espelhos, fontes de água, cristais, fotos de família, entre outros
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article