Mais
×

O baiacu na cadeia alimentar

Atualizado em 19 julho, 2017

O baiacu é um peixe de aspecto estranho que pode ser comumente encontrado em águas salgadas por todo o mundo. Os baiacus espinhosos são caçadores ativos que estão sempre prontos para se defender de predadores famintos.

Um baiacu desfrutando da vida pacífica em um aquário (Puffer Fish image by Freelance from Fotolia.com)

Dieta do baiacu

Os baiacus possuem dentes fortes que formam uma mordida afiada, bem como mandíbulas poderosas que são usadas para quebrar pequenos animais e raspar algas de pedras. A dieta desse peixe inclui moluscos, lesmas e caranguejos.

Predadores do baiacu

A maioria dos animais se intimida com a habilidade do baiacu de engolir água e se expandir até o dobro de seu tamanho normal, juntamente com seus espinhos afiados e sua pele venenosa. Ocasionalmente, tornam-se vítimas de alguns predadores, como peixes grandes, tubarões, cobras marinhas e pessoas que consomem baiacus como uma especiaria.

O baiacu ao redor do mundo

Estes peixes espinhosos podem ser encontrados em todos os oceanos do mundo. Mais de 120 espécies diferentes de baiacu nadam, majoritariamente, em águas tropicais. Este peixe varia drasticamente de tamanho, variando de 8 a até 60 cm.

Os baiacus relaxam seus espinhos contra seu corpo quando estão calmos (puffer 3 image by cherie from Fotolia.com)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article