×
Loading ...

Como fazer uma bainha de alface em organza

Atualizado em 17 abril, 2017

As bainhas de alface fornecem um babado pregueado as bordas de tecidos. Elas são relativamente fáceis de se fazer, já que não precisão de pregas ou voltas. Além disso, trata-se de uma técnica versátil, já que essas costuras podem ser feitas antes ou depois da roupa estar pronta. Bainhas de alface podem ser usadas na maioria dos tecidos, entretanto elas são particularmente bonitas em organza, já que o tecido reflete a luz e aumenta o efeito do babado.

Instruções

Você pode usar uma máquina de costura comum para fazer bainhas de alface em organza (machine à coudre image by jahmaik from Fotolia.com)
  1. Faça um corte enviesado na organza. Esse tipo de corte pode dar ao tecido mais elasticidade, o que dará a bainha de alface mais pregas. Quando fizer o corte, ao invés de alinhar as suas peças de gabarito verticalmente ao sentido do tecido, alinhe a um angulo de 45 graus.

    Loading...
  2. Ajuste a sua máquina para fazer pontos ziguezague. Você precisará usar o menor ponto possível da máquina, além do ziguezague mais estrito. Teste o ponto em um retalho de organza para se certificar de que a tensão e os pontos estão corretos.

  3. Comece a costurar. Com a agulha o mais próximo da borda possível, comece a fazer os pontos. A organza pode se desfiar um pouco, por isso certifique-se de fazer os pontos a cerca de 3 mm de distância da área desfiada. Você precisará esticar o tecido enquanto faz os pontos, para que quando o material for liberado ele forme as dobras. Você pode querer praticar em um retalho antes de trabalhar nas peças do gabarito.

  4. Com uma tesoura afiada, apare as bordas do tecido o mais perto possível da borda dos pontos. Não corte os pontos, ou você pode desfazer toda a costura. Quando terminar de aparar, não faça pregas, pois isso irá remover o ondulado obtido com a bainha de alface.

Loading...

Aviso

  • Se você não esticar o tecido enquanto faz os pontos, o efeito de alface não será visível. Quanto mais você esticar, mais dobras terá.

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • Organza
  • Linha
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...