Mais
×

Como fazer bainha com fita termocolante para tecido

A fita termocolante para tecido pode criar uma bainha segura sem a necessidade de costurá-la. Ela é boa para reparos rápidos ou para fazer bainhas em peças nas quais você não queira pontos visíveis. Algumas fitas são projetadas para uso em projetos de decoração, mas várias empresas oferecem produtos que podem ser lavados e secos normalmente. Ao fazer a bainha de uma saia ou calça, a fita termocolante pode ser utilizada para criar uma bainha inicial, consertar uma bainha já existente ou alterar a bainha.

Instruções

Calças e saias podem ter as bainhas feitas rapidamente com fita termocolante para tecido (Black Dress Shoes image by TMLP from Fotolia.com)

    Consertando uma bainha

  1. Lave e passe a peça de roupa.

    É necessário usar um ferro para prender a fita termocolante no lugar (iron image by Robert Grzywaczewski from Fotolia.com)
  2. Vire a peça de roupa do avesso.

  3. Meça o comprimento do rasgo ou da área sem costura na bainha. Se você estiver com pressa, pode tirar a medida a olho, sem usar a régua.

  4. Remova o papel da fita termocolante, apenas de um lado, se a fita tem esse papel em ambos os lados. Coloque a fita no lado avesso do tecido, na borda da bainha.

  5. Passe o ferro sobre a fita e o tecido de acordo com as instruções do fabricante. Deixe a peça esfriar completamente antes de usá-la.

    Criando ou alterando uma bainha

  1. Meça a bainha no tamanho desejado e marque-a no lado avesso do tecido.

  2. Corte o tecido de modo que a bainha fique do mesmo tamanho em toda a barra do tecido. O tamanho da bainha é a distância a partir da borda do tecido até a dobra na bainha.

    Cortadores rotativos podem ser usados para cortar o tecido (sewing image by Greg Pickens from Fotolia.com)
  3. Dobre a peça de vestuário a partir da borda do tecido até o tamanho desejado para a bainha. Prenda com alfinetes, deixando-os paralelos ao chão.

  4. Passe a dobra da bainha a ferro. Remova os alfinetes e desdobre o tecido. Remova o papel da fita, apenas de um lado, se ela tiver papel em ambos os lados. Coloque-a no lado avesso do tecido, na extremidade da bainha.

  5. Passe o ferro sobre a fita e o tecido de acordo com as instruções do fabricante. Deixe a peça esfriar completamente antes de usá-la.

O que você precisa

  • Régua
  • Alfinetes retos
  • Caneta para tecido ou giz
  • Tesoura
  • Ferro
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article