×
Loading ...

Como fazer bainha no voal usando overloque

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A overloque é o tipo de máquina de costura utilizada para dar acabamento em tecidos – conforme ela costura, essa máquina envolve de três a cinco fios por vez em torno da borda do tecido, criando uma bainha segura. À medida que trabalha, a overloque corta o excesso de tecido do lado direito da agulha. Devido ao voal ser escorregadio e ter uma tendência a franzir, muitos costureiros evitam utilizar esse tecido delicado.Contudo, overlocar uma bainha é uma das melhores formas de evitar que o voal desfie, pois as bordas serão presas por vários fios.

Instruções

O voal é utilizado para criar cortinas e enfeitar roupas delicadas (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Vire o item que deseja fazer a bainha com o lado interno para fora e alfinete a bainha no comprimento desejado, dobrando as bordas do tecido para que os lados do avesso fiquem frente a frente.

    Loading...
  2. Ligue a overloque na tomada e coloque as linhas nela, de forma que usará no mínimo três carretéis de linha – se utilizar menos que três carretéis a bainha não ficará presa o suficiente para evitar que o voal desfie. Quanto mais carretéis de fios utilizar, mais resistente será a bainha. Certifique-se que todos os carretéis tenham a mesma cor e tipo de linha.

  3. Overloque a bainha ao pressionar o pedal. Gentilmente, mova o tecido para frente, utilizando as mãos para guiá-lo – o voal é escorregadio e deverá deslizar suavemente sobre a máquina. Siga as orientações da máquina para certificar-se de que está costurando uma bainha reta. Conforme for trabalhando retire os alfinetes.

  4. Vire a bainha overlocada alguns milímetros e alfinete-a no lugar. Costure usando o ponto reto em uma máquina de costura comum, com 6 mm de distância da borda do tecido. Dobrar a linha da bainha overlocada dará uma aparência limpa, pois o ponto da overloque é volumoso.

Loading...

O que você precisa

  • Alfinetes
  • Voal
  • Linha
  • Overloque
  • Máquina de costura comum

Referências

Loading ...
Loading ...