Mais
×

Como balancear o pH na água de um poço

Atualizado em 17 abril, 2017

O pH na água de poços é determinado por sais dissolvidos e minerais contidos na água, que vazam das rochas próximas e do solo. A água de poço ácida (pH abaixo de 7) é causada pelo dióxido de carbono dissolvido, falta de cálcio, mineração ou escoamento industrial. Também pode ser causada pela água infiltrada através de decomposição da vegetação em áreas pantanosas. A água com pH alto é menos comum e é causada por excesso de minerais como o cálcio, boro e magnésio, podendo ter um cheiro de enxofre - semelhante a ovos podres. Um teste rápido de pH: molhe os dedos e deslize-os um no outro. Se eles ficarem pegajosos, isso indica que a água está ácida. Se ficarem escorregadios, o pH está alto (alcalino).

Instruções

O pH na água de poços é devido a minerais que vazaram dos arredores (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Mudando o pH no poço

  1. Determine o pH da sua água de poço com um papel indicador ou outro teste de pH. Um poço pode servir como reservatório para o tratamento. Indicadores de água ácida são manchas de ferrugem em porcelana ou manchas de cobre azul/verdes.

  2. Aumente o pH ao adicionar carbonato de cálcio ou hidróxido de sódio. Siga as indicações do fabricante sobre as quantidades. Colocar muito vai aumentar muito o pH, deixando-o mais do que neutro, deixando a água alcalina.

  3. Verifique o pH novamente. A água deve ser aerada ou agitada para misturar os sais de ajuste de pH. Deixe-a descansar por pelo menos 20 minutos - mas quanto mais tempo, melhor. Se o pH estiver muito alto, coloque ácido cítrico ou ácido acético (vinagre). Ajustar o pH do poço irá aumentar a salinidade, então adicionar a menor quantidade possível é a melhor política.

  4. Conforme a água for sendo usada, ela será substituída por águas subterrâneas, então verifique o pH frequentemente e ajuste conforme necessário.

    Tratando o pH fora do poço

  1. Se a água não tiver reservatório, terá que ser colocada em um filtro ou reservatório para ajustar o pH. A água de poço ácida pode ser tratada com um filtro neutralizador de ácidos. Estes filtros contêm carbonatos de cálcio e magnésio para neutralizar a acidez.

  2. Em águas de poço com acidez menor que 5 pode ser necessário usar um alimentador de carbonato de sódio ou uma injeção de hidróxido de sódio.

  3. Águas de poço com pH muito alto devem ser colocadas em um reservatório onde possa ser adicionado ácido cítrico ou acético para diminuir o pH.

  4. Filtros, suavizadores de água e reservatórios podem ter que ser lavados periodicamente. Confira as rotinas de manutenção sugeridas pelo fabricante e siga-as.

  5. Caso a água seja usada para irrigação, lavoura ou para beber, é uma boa ideia verificar a salinidade usando um hidrômetro. Salinidade acima de 1,5% é geralmente considerada como insegura para consumo.

Aviso

  • Ajustar o pH sempre vai aumentar a salinidade, fazendo com que a água seja menos recomendada para irrigação repetida ou para o consumo humano. Águas com pH alto geralmente têm outros problemas como contaminação por enxofre, boro e ferro. Teste a água exaustivamente para saber como tratá-la de forma adequada. Outros traços de metais também podem ser encontrados.

O que você precisa

  • Tratamento para água ácida:
  • Cálcio e carbonato de magnésio
  • Hidróxido de sódio
  • Tratamento para água com pH alto:
  • Ácido cítrico
  • Vinagre (ácido acético)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article