×
Loading ...

Como balancear sistemas de ar-condicionado

Atualizado em 23 março, 2017

A distribuição de fluxo de ar de um sistema de ar-condicionado deve estar balanceado, caso contrário, ele não resfriará sua casa uniformemente. A temperatura irá variar entre os cômodos e corredores, dificultando a manutenção do termostato em um nível confortável para toda a família. Um sistema de ar-condicionado corretamente balanceado também será mais eficiente, gerando economia em sua conta de energia.

Instruções

Mantenha seu ar-condicionado balanceado (Comstock Images/Stockbyte/Getty Images)

    Balanceando seu sistema de ar-condicionado

  1. Abra todos os registros de ar da casa. Registros de fornecimento de ar possuem uma pequena alavanca, que permite o ajuste da ventilação atrás da grade. Os registros de retorno de ar são semelhantes, mas não possuem a alavanca de ajuste. Remova quaisquer obstruções da frente dos registros de retorno de ar. O fluxo de ar deve correr livremente para dentro do sistema para poder operar eficientemente.

    Loading...
  2. Deixe o ar-condicionado ligado por alguns minutos e ande pela casa, tentando encontrar as áreas que devem ser balanceadas. Preste atenção a cômodos que estejam muito frios ou quentes. Mudanças drásticas de temperatura de um ambiente para outro são um sinal de problema no fluxo de ar.

  3. Comece a balancear o sistema de ar-condicionado fechando os registros dos cômodos que estão muito frios. Isso irá restringir um pouco o fluxo de ar nesses ambientes, e então eles ficarão um pouco mais quentes.

  4. Ligue o ar-condicionado novamente por alguns minutos, para verificar se as alterações feitas melhoraram o balanceamento de temperatura ao longo da casa. Reduzir o fluxo de ar em áreas mais frias irá automaticamente aumentar o distribuição de ar pelos cômodos mais quentes. Isso geralmente é o bastante para balancear a temperatura nessas duas áreas. Se alguns cômodos ainda continuam quentes, abra o registro o máximo possível para obter um maior fluxo de ar.

Loading...

Dicas

  • Alguns sistemas de ar-condicionado possuem balanceadores acoplados no sistema de dutos. Eles possibilitam o controle do fluxo de ar que é direcionado a diferentes partes da casa. Balanceadores podem também ser adicionados a um sistema de dutos pré-existente, para facilitar o balanceamento da temperatura. Consulte uma companhia local para saber se esses equipamentos podem ser instalados em seu sistema.
Loading ...
Loading ...