×
Loading ...

Por quê um balão não estoura em uma cama de pregos?

Atualizado em 17 abril, 2017

Colocar um balão em uma cama de pregos sem estourá-lo pode parecer impossível, mas, na realidade, é apenas o resultado de dois fatores: a força e a área em que essa força está sendo aplicada.

Os pregos podem ser afiados, mas, com um pouco de física, você pode colocar um balão sobre eles (nails image by patsherry from Fotolia.com)

Força

A força é tudo que age sobre um determinado objeto. Por exemplo, a gravidade age puxando tudo para baixo — portanto, ela aplica uma força descendente em qualquer coisa. A superfície de um objeto parada também aplica uma força, mas, dessa vez, oposta àquela aplicada pela gravidade.

Loading...

Área

Quando a força está em ação, ela é aplicada sobre uma área em particular. Quanto menor a área, mais concentrada a força é.

Pressão

O resultado da força dividida pela área em que ela está sendo aplicada é a pressão. A pressão e a razão pela qual o balão não estoura facilmente em uma cama de pregos. Ele pode estar sobre uma quantidade enorme de pregos, mas seu peso e qualquer força descendente aplicada sobre o balão acaba se espalhando através de todos os pregos. Você pode ver a diferença usando um único prego para estourar o balão. Nesse caso, a quantidade de pressão aplicada é maior, pois a força do prego age sobre uma área muito menor.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...