Balcões de ardósia x granito

Escrito por sarabeth asaff | Traduzido por marisandra brito
Balcões de ardósia x granito
Balcões de granito são frequentemente usados em projetos de cozinhas (kitchen 17 image by redking from Fotolia.com)

Atualmente, os balcões de granito são bastante usados nos projetos de cozinhas. Com o uso do granito vem à cabeça de muitos proprietários de casas a pergunta sobre a possibilidade de outras pedras naturais serem tão boas quanto ele. Uma pedra que é usada frequentemente em forma de ladrilho e é considerada para balcões é a ardósia. Aprender como a aparência e a manutenção da ardósia difere do granito pode ajudar na decisão sobre qual produto utilizar em sua casa.

Granito

O granito é uma rocha ígnea feita de mica, quartzo e feldspato. Ela é extremamente densa e dura, e pode ser base para um alto polimento. Os balcões de granito estão disponíveis em uma grande variedade de cores e padrões, incluindo azuis, verdes, vermelhos e dourados.

Ardósia

A ardósia é uma pedra metamórfica feita de xisto e lama comprimidos. Ela é macia, racha facilmente em camadas e pode ser base para um acabamento fosco e laminado. A variação de cores da ardósia vai de verdes e pretos a cores matizadas contendo vermelhos, amarelos e dourados.

Cuidados com o granito

O granito é um material duro e resistente que pode suportar calor e pressão. Não vai arranhar e é mais forte que a maioria das facas de cozinha. O granito deve ser limpo com sabão neutro e água ou um limpador de superfícies de pedra. Quando a pedra começar a absorver água, ela deve ser selada com um selador para ajudar a não manchar.

Cuidados com a ardósia

A ardósia também pode resistir ao calor e à pressão, além de suportar vasilhas quentes saídas do fogão. Contudo, arranhará com facilidade, e as bordas dos balcões podem lascar se levarem uma batida. O óleo mineral é o tratamento recomendado para um balcão de ardósia. Isso ajudará a disfarçar os arranhões e torná-los menos visíveis. A ardósia também deve ser selada regularmente para não manchar, e deve ser lavada com detergente neutro ou limpador para superfícies de pedra.

A aparência do granito

Os balcões de granito podem ter uma aparência brilhante ou laminada que pode complementar muitos visuais de cozinhas. Quando recebe o devido cuidado, o granito mantém sua aparência por anos sem arranhar ou ficar opaco. As pedras de granito são grandes o suficiente para que haja poucas emendas, normalmente feitas apenas nos cantos e nas bordas do armário. Pelo fato de o granito não lascar ou quebrar, vários tratamentos para as bordas estão disponíveis, incluindo bordas altamente decorativas.

A aparência da ardósia

A ardósia é mais suave em questão de cor, tom e padrão. Pelo fato de arranhar e lascar, ela fica melhor em cozinhas rústicas ou cozinhas antigas e gastas. As bordas devem ser mantidas simples para ajudar a minimizar as lascas. O óleo mineral escurecerá a pedra ao esconder arranhões e pode ajudar a produzir uma pátina com o tempo. A ardósia ficará velha e estabelecida na casa, aparentando ser mais áspera com o passar do tempo.