Porque balcões de granito podem rachar em contato com pratos quentes?

O granito é uma pedra natural sujeita a fissuras, buracos e pontos fracos

granite image by Roman Sigaev from Fotolia.com

O granito é uma das superfícies mais duras conhecida pelo homem. Feito de quartzo, feldspato e sílica, é comumente usado em tampos de mesas e balcões. Enquanto o granito é extremamente duro e resistente, também é uma pedra natural. Isto significa que pode conter pontos fracos ou fissuras e pode quebrar por diversos motivos.

Fissuras naturais

Conforme o granito se formava de lava fundida, o rápido resfriamento dos materiais que continha fizeram com que algumas parte encolhessem e formassem pontos fracos. Estes são conhecidos como fissuras, e podem afetar qualquer granito ou pedra. O processo de polimento no acabamento de granito pode disfarçar a fissura, fazendo com que a luz reflita. Esta fissura invisível pode então quebrar com uso natural ou pressão sobre a mesa.

Suporte inadequado

As placas de granito são materiais pesados e grandes que devem ser apoiados e guardados adequadamente. Se o tampo da mesa não tiver o suporte adequado em todos os ângulos, um ponto fraco na pedra ou uma área particularmente desgastada podem se quebrar. Do mesmo modo, se uma área for recortada para instalar um elemento aquecedor, e o entorno for muito fino, o granito pode rachar por sua inabilidade de suportar seu próprio peso.

Defeitos de fabricação

As placas de granito são cortadas, aparadas e polidas antes de serem vendidas. As fissuras podem ser preenchidas com epóxi e mascaradas antes do envio ou durante a instalação. Se uma serra pegar uma fissura, ou se um reparo for mal feito, o tampo de granito pode rachar com uso e desagaste normais.

eHow Brasil
×