on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um balde galvanizado e uma torneira para fonte

Atualizado em 21 novembro, 2016

O som da água se espalhando pode ser muito prazeroso, e também um ótimo alívio contra o estresse. Você não precisa comprar um kit super caro para fontes, e nem ter um jardim para instalá-la. Se você construir essa fonte criativa com sua "torneira mágica flutuante", sua família irá se divertir com a ilusão e você apreciará o barulho prazeroso da água fluindo.

Instruções

Ilustração (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

    Construção

  1. Encaixe via fricção o acrílico ou o tubo de policarbonato sobre a bomba. Ele deve ficar bem apertado.

    Loading...
  2. Ajuste o controle de fluxo da bomba para médio. Você pode precisar reajustar depois que fizer um teste, caso queira aumentar ou diminuir o fluxo de água para dar o melhor efeito possível.

  3. Coloque a bomba submersível (com o tubo engatado) dentro do balde e arrume-a de forma que a vazão da bomba esteja próxima do centro do balde e voltada para cima.

  4. Adicione água até a bomba ficar completamente coberta de água.

  5. Feche a torneira, e coloque-a firmemente na parte de cima do tubo claro até o ponto em que a água fluiria normalmente da torneira.

  6. Monte a fonte em uma superfície nivelada onde a água derramada não possa estragar nada.

  7. Ligue a bomba para testar o fluxo. Ajuste conforme necessário, e depois desligue-a.

  8. Arrume algumas pedras ao redor da bomba para prendê-la no lugar. Fixe as pedras que sobrarem nela e ao redor do tubo, garantindo que não a deslocará. Coloque-as da forma que desejar no topo do balde para dar o melhor efeito.

  9. Repita o teste para averiguar se a água caindo sobre as pedras causará algum efeito indesejado, como se espalhar demais; ajuste o controle de fluxo ou reorganize as pedras até que o problema desapareça.

Loading...

Dicas

  • Se não desejar que a alça do balde apareça sobre a borda, disfarce-a com um pouco de limo, musgo, hera ou outro material. É possível também utilizar uma broca para metais de 3/8 polegadas para fazer um furo de aproximadamente 2 cm na parte de cima do balde. Remova a tomada da bomba e deslize o cabo. Recoloque a tomada no outro lado com um parafuso de acabamento.

Aviso

  • Bombas submersíveis nunca devem ficar sem água. Observe o nível da água com frequência e adicione mais antes dela secar a um nível abaixo da parte superior da bomba.
  • Nunca opere essa fonte ou qualquer aparelho elétrico onde ela possa cair acidentalmente dentro da água. Mesmo que a bomba seja submersível e à prova de água, você pode não perceber algum buraco ou rachadura no cabo, o que causaria um choque elétrico se molhado.

O que você precisa

  • Quarenta centímetros de acrílico fundido ou tubo de policarbonato
  • Bomba submersível para fonte com controle de fluxo ajustável
  • Um balde galvanizado de mais ou menos 4 litros
  • Um encaixe de mangueira padrão (torneira para uso externo)
  • Pedras

Referências

Loading ...
Loading ...