Mais
×

Como fazer uma baleia de isopor

Atualizado em 22 novembro, 2016

Criar o modelo de uma baleia pode ser um desafio, mas uma maneira de tornar a tarefa um pouco menos complicada é esculpir a baleia em isopor. Para fazê-la, você precisa de apenas alguns materiais e uma imagem nítida de como você quer que a baleia fique. Como o isopor é macio, deve ser relativamente fácil entalhar e pintar a baleia em menos de um dia.

Instruções

A baleia pode ser feita para ficar bem realista ou mais artística (whale image by cico from Fotolia.com)
  1. Escolha um bloco de isopor maior do que o tamanho que você quer que a baleia tenha. Com uma caneta, desenhe sobre isopor o contorno da baleia, como a barbatana dorsal, as barbatanas peitorais e o afunilamento do corpo, à medida que se aproxima da cauda.

  2. Utilize a faca para serrar o excesso de isopor do bloco, a fim de revelar o formato da baleia. Apare o topo, a parte de baixo e as laterais, conforme a necessidade, sempre seguindo o contorno, até a superfície ficar o mais lisa possível e você conseguir visualizar a forma da baleia.

  3. Pincele o excesso de fragmentos de isopor para fora da baleia. Dê uma olhada nela, para ver se há mais algum lugar onde queira fazer mudanças, como entalhar mais profundamente em alguns locais, dar mais definição às barbatanas ou à cauda, ou aparar as bordas mais angulosas.

  4. Utilize um canivete para fazer os cortes mais detalhados em volta da boca, dos olhos e do respiradouro da baleia. Pincele a baleia mais uma vez, para remover os pequenos fragmentos, assim que sentir que ela está completa.

  5. Passe uma camada escura de tinta látex ou acrílica sobre a superfície da baleia, para fazer uma base; para isso, dê batidinhas com um pincel de esponja ou espuma. Deixe a camada de base secar durante uma ou duas horas, ou mais tempo, dependendo das instruções do fabricante.

  6. Pinte sobre a camada de base, para acrescentar os detalhes da sua baleia em particular, como os olhos ou uma cor mais clara ao longo do baixo-ventre, ou então, faça desenhos exagerados e decorativos, para uma baleia mais artística.

O que você precisa

  • Bloco de isopor
  • Caneta permanente
  • Faca serrilhada
  • Pincel
  • Canivete
  • Tinta acrílica ou látex
  • Pincel de esponja ou espuma
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article