×
Loading ...

Como fazer uma bancada a partir de tábuas de madeira

Atualizado em 17 abril, 2017

As tábuas de madeira não servem só para cobrir pisos, também podem ser utilizadas na fabricação de bancadas. Evite gastar com uma peça de madeira sólida e faça-a com as tábuas por uma fração do custo. Além disso, a bancada acabará sendo mais fácil de montar que o piso.

Instruções

Uma bancada feita de um bloco de madeira é mais cara do que uma feita de tábuas (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  1. Alinhe as tábuas de madeira para assegurar que estejam niveladas e retas. O comprimento delas deve ser 1 ou 2 cm maior ao da bancada. É uma boa ideia colocá-las na posição definitiva.

    Loading...
  2. Aplique um pouco de epóxi apto para contato com alimentos ou cola para madeira pelo lado estreito e comprido de uma das tábuas (onde se unirá à tábua seguinte). Espalhe o adesivo com um pincel estreito e cubra toda a área. Se as tábuas forem de machimbre, aplique cola à lingueta de uma e à ranhura da outra.

  3. Pegue a tábua seguinte e aperte ambas para uni-las bem.

  4. Repita os passos 2 e 3 com todas as tábuas.

  5. Estabilize as tábuas aplicando pressão até que a cola seque. Coloque um pedaço de madeira de descarte entre a braçadeira e as tábuas para evitar danificar estas. Respeite o tempo de secagem indicado pelo fabricante do adesivo.

  6. Coloque lixa número 120 em uma lixadeira e passe-a ligeiramente na parte superior e nas laterais da bancada para deixar as superfícies lisas e niveladas. Você também pode lixar manualmente, dobrando o papel em quatro pedaços.

  7. Aspire a bancada para remover as serragens.

  8. Repita os passos 6 e 7 com lixa número 180 e depois com lixa número 220. Lembre-se de passar o aspirador depois de usar cada uma.

  9. Passe um trapo sobre a madeira para remover resíduos.

  10. Aplique óleo de tungue ou linhaça sobre um pano limpo sem pelos. Esfregue-o sobre a parte superior e as laterais da nova bancada, deixe-o penetrar bem e aplique uma nova camada. Repita entre 5 e 10 vezes ou até que a madeira não absorva mais material. Remova o excesso com um trapo.

Loading...

Dicas

  • Corte um pedaço de compensado nas mesmas dimensões da bancada. Como as tábuas do piso são mais baixas que as especiais para bancadas, você deverá colocar outra superfície de apoio em cima. Una o compensado à parte inferior da bancada usando parafusos.

O que você precisa

  • Epóxi apto para contato com alimentos ou cola para madeira
  • Madeira de descarte
  • Lixadeira
  • Lixas números 120, 180 e 220
  • Aspirador
  • Trapo
  • Óleo de tungue ou linhaça
  • Pano sem pelos

Referências

Loading ...
Loading ...